MÉTRICAS
GABRIEL ISHIDA
GABRIEL ISHIDA
GERENTE DE ANALYTICS E CUSTOMER EXPERIENCE
CO-FUNDADOR DO ATLAS MEDIA LAB
www.gabrielishida.com.br
+10 ANOS DE EXPERIÊNCIA
CONSULTORIAS, ANUNCIANTES E PUBLISHERS
Jovem Pan, LATAM Airlines, Smart Fit, Absolut, Chivas
Regal, Ballantines, Coca-Cola, Itaú, Visa, Mizuno…
Mackenzie, FAAP, Cásper Líbero, PUC-RS, ESPM, Senac…
GERAMOS DADOS EM
TODOS OS PONTOS DE
CONTATO DIGITAIS
SITES, REDES SOCIAIS, TV,
PODCASTS, MÚSICAS…
CLIENTES DEIXAM
RASTROS DE DADOS
OU
ENTREGAM DADOS DE
FORMA ESPONTÂNEA
E ESSES DADOS NOS
PROVÉM AS MÉTRICAS!
O que não se pode medir, não
se pode gerenciar
PETER DRUCKER
AS MÉTRICAS
APONTAM A
RELAÇÃO DO
CONSUMIDOR
COM SUA
MARCA NOS
DIFERENTES
PONTOS DE
CONTATO EM
SUA JORNADA
DECISÃO
CONSIDERAÇÃO
CONHECIMENTO
PREFERÊNCIA
VISUALIZAÇÕES
DECISÃO
CONSIDERAÇÃO
CONHECIMENTO
PREFERÊNCIA
DURAÇÃO DA SESSÃO
CONVERSÕES
TAXA DE RETORNO
TODO NEGÓCIO POSSUI
OBJETIVOS
E CADA OBJETIVO
POSSUI MÉTRICAS
ESPECÍFICAS
MÉTRICAS QUE MOSTRAM QUE
ESTAMOS ATINGINDO NOSSOS
OBJETIVOS SÃO OS
KPIS
KEY PERFORMANCE INDICATORS
Fonte: Think with Google
Fonte: Think with Google
COMO ESCOLHER KPIS?
ENTENDENDO O QUE
SIGNIFICA E O QUE TRAZ
DE INSIGHTS CADA
MÉTRICA
VÁRIOS CANAIS DISPONÍVEIS, CADA UM
POSSUI MÉTRICAS EM COMUM OU
ESPECÍFICAS
• SITES, BLOGS E PORTAIS
• REDES SOCIAIS
• VÍDEOS, STREAMING E PODCASTS
• MOBILE (APLICATIVOS)
• …
MÉTRICAS PRINCIPAIS
CONHECIMENTO CONSIDERAÇÃO DECISÃO PREFERÊNCIA
SITES, BLOGS E
PORTAIS
USUÁRIOS
DURAÇÃO DA
SESSÃO
CONVERSÕES
FREQUÊNCIA
DE COMPRA
REDES SOCIAIS ALCANCE
TAXA DE
ENGAJAMENTO
CLIQUES
REVIEWS
POSITIVOS
VÍDEOS,
STREAMING E
PODCASTS
VISUALIZAÇÕES
OU PLAYS
INSCRIÇÃO RETENÇÃO
TAXA DE
RETORNO
MOBILE
(APP)
INSTALAÇÕES
DURAÇÃO DA
NAVEGAÇÃO
ENGAJAMENTO CHURN
ESCOLHER SABIAMENTE AS
MÉTRICAS NOS MOSTRAM OS
RESULTADOS PARA DIFERENTES
OBJETIVOS, PERÍODOS E
NECESSIDADES
https://www.concrete.com.br/2016/03/20/funil-no-google-analytics/
PARA ANALISAR
O CAMINHO
QUE OS
USUÁRIOS
FAZEM PARA
REALIZAR UMA
CONVERSÃO NO
SEU SITE
FUNIL DE
CONVERSÃO
USUÁRIOS ALCANÇADOS
3.500
ENGAJAMENTO
36 CURTIDAS
4 COMENTÁRIOS
2 COMPARTILHAMENTOS
TAXA DE ENGAJAMENTO
1,20%
CLIQUES
78
ANÁLISE DE POSTS EM REDES SOCIAIS NOS
AJUDA A ENTENDER OS RESULTADOS PARA
MEU NEGÓCIO
HÁ DIVERSAS FERRAMENTAS
GRATUITAS E PAGAS QUE
OFERECEM AS MÉTRICAS QUE
PRECISAMOS PARA ANALISAR
NOSSOS RESULTADOS
INSTAGRAM BUSINESS
STORIES
YOUTUBE ANALYTICS
LEMBRE-SE:
ENTENDER AS MÉTRICAS É
COMPREENDER SEUS MÉTODOS DE
CÁLCULO E CARACTERÍSTICAS
ASSIM VOCÊ GERA OS INSIGHTS E
FAZ ANÁLISES MAIS RICAS
COMPARAÇÃO DOS DADOS DE
VÍDEO
YOUTUBE FACEBOOK
VISUALIZAÇÃO
30 segundos
(Não confirmado)
3 segundos
ALCANCE MENOR MAIOR
RETENÇÃO MAIOR MENOR
BUSCA FACILITADA NÃO PRIORIDADE
Visualizações iniciais
Visualizações (50%)
Visualizações (95%)
136
26
18
43
31
15
RETENÇÃO:
O ENGAJAMENTO NOS VÍDEOS
FACEBOOK VS YOUTUBE
Uma métrica importante
para compra de anúncios
em sites e portais é o
VIEWABILITY
(taxa de impressões
visíveis)
Pelo menos 50% da peça
deve estar visível por no
mínimo um segundo, no
caso de display, ou dois
segundos se for um vídeo.
Site
Viewability: 70%
Viewability
80%
Viewability
50%
Viewability: 30%
EXEMPLO PRÁTICO:
ESSA PEÇA DO
INVENTÁRIO DO UOL
POSSUI 70% DE
VIEWABILITY
ENTÃO 70% DAS
IMPRESSÕES DESSE
ANÚNCIO SÃO
VISÍVEIS
Para comprar
anúncios, há a famosa
sopa de letrinhas
Cada métrica dessas é
importante para
negociar a compra de
anúncios e entender
se você está gastando
mais ou menos do que
planejava para a
campanha
CTR
Taxa de cliques
CPM
Custo por mil impressões
CPC
Custo por clique
CPV
Custo por visualização
CPE
Custo por engajamento
Frequência média:
76.600 / 55.356 = 1,38
76.600
Impressões
CTR:
263 / 76.600 = 0,34%
R$ 100
Investidos
263
Cliques
CPM:
(100 / 76.600) * 1000 =
R$ 1,30
CPC:
100 / 263 = R$ 0,38
CPE:
100 / 412 = R$ 0,24
RECAP
ENTENDA EM QUAL PONTO VOCÊ PRECISA
TRABALHAR DENTRO DA JORNADA DO
CONSUMIDOR
ESCOLHA DUAS OU TRÊS MÉTRICAS PARA
SEREM SEUS KPIS
ENTENDA COMO A MÉTRICA É CALCULADA E
O QUE ELA ENTREGA DE INFORMAÇÃO
APRENDA A MEXER NAS FERRAMENTAS!
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