Como interpretar
métricas seus
contextos e
ferramentas
WEBINAR
Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas
O que veremos hoje?
• Audiência
• Mídia
• Financeiro
• Próximos passos e desafios
Audiência
Conceitos
Métricas de audiência
• Page View
Definição: O volume de vezes que uma página foi vista.
• Visitas (Sessões)
Definição: Visitas é uma interação realizada por um indivíduo em um site. Se o indivíduo não realizar outra ação no site
dentro de um determinado período a sessão será encerrada.
• Visitantes únicos
Definição: Número de indivíduos que a cessaram o site dentro de um período, com atividades consistindo de uma ou
mais Visitas.
Requisição de página
Retorna a página
1
2
Usuário
3
Ferramenta registra: Pageview
Usuário único
Visita
Dinâmica: Pageview, visita e visitantes únicos
Métricas de audiência
Relação entre as métricas
Métricas de audiência
Visita Visita Visita Visita
Pageview Pageview Pageview
Visitante
Conceitos
Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
• Tempo médio de visita
Definição: Tempo médio de todas as visitas ou sessões de um site em um determinado período.
• Page Views / Visitas
Definição: Índice que mede quantas páginas em média foi gerada em cada visita ou sessão.
• Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
Definição: Taxa de visitas que geraram apenas um Page View.
Requisição de página
Retorna a página
1
2
3
Ferramenta registra: Pageview
Usuário único
Visita
Dinâmica: Taxa de rejeição
4 Usuário sai do website fechando o navegador:
Usuário
5
Ferramenta registra: Rejeição
Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
Conceitos
Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
• Visitas / Visitantes
Definição: Índice que mede quantas vezes em média os visitantes retornaram em um determinado período
• Taxa de conversão
Definição: Porcentagem de usuários que fizeram aquilo que a empresa espera que eles fizessem no site. No Google
analytics por exemplo, a taxa de conversão do e-commerce é calculada como: Transações / Visitas.
Não exaustivo: Existem diversas métricas que podem ser combinadas gerando índices de qualidade de navegação.
Dinâmica: Taxa de conversão
Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
Google Analytics
Interface Principal
• Serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes, fontes de tráfego, comportamento
de navegação, conversões e vendas de um site ou aplicativo.
Google Analytics
Interface Principal
• Serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes, fontes de tráfego, comportamento
de navegação, conversões e vendas de um site ou aplicativo.
Visitas ou Sessões Usuário ou Visitantes Únicos Visualizações de páginas ou Page Views
Mídia
Links Patrocinados
Impressão do anúncio
Clique, CTR, CPC e Custo
Posição 1
Links Patrocinados
Contexto das métricas
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Impressão do anúncio
Clique, CTR, CPC e Custo
Posição 1
Links Patrocinados
Contexto das métricas
Conceitos
Links Patrocinados
• Impressões
Definição: Quantidade de vezes que o anúncio pago foi exibido.
• Cliques
Definição: Quantidade de vezes que o anúncio foi clicado.
• CTR (Clickthrough rate).
Definição: Taxa de cliques sobre impressões.
Cliques
Impressões
CTR = x 100 CTR =
92
2.310
CTR = 3,98%
Exemplo: x 100
• Custo
Definição: Custo atribuído a uma campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave.
• CPC médio
Definição: Custo médio por clique.
• Posição média
Definição: A média ponderada da posição onde o anúncio aparece.
Custo
Cliques
CPC médio =
Links Patrocinados
CPC médio =
R$ 200,00
92
CPC médio = R$ 2,17
Exemplo:
Conceitos
Links Patrocinados
Google Adwords
• Interface do Adwords: Na visão de campanhas, é possível checar ao mesmo tempo as informações de todas as
campanhas, tais como grupos de anúncio, anúncios e palavras-chave.
Links Patrocinados
Exemplo de relatório
Impressão do anúncio
Clique, CTR, CPC e Custo
Posição 1
Links Patrocinados
Contexto das métricas
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique
Links Patrocinados
• Relatório: Aquisição / Google Adwords / Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por
campanhas no Google, executadas na rede de busca e de display.
Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique
Links Patrocinados
Resultado de negócio.
.
Mídia
Display
Contexto das métricas
Mídia Display
Inventário e visibilidade
Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Contexto das métricas
Inventário e visibilidade
Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Mídia Display
• Inventário de mídia
Definição: Total de impressões disponíveis para uma determinada peça, ou conjunto de peças, de um site ou uma página
em um período de tempo.
• Visibilidade
Definição: Porcentagem do volume de impressões totais de um inventário.
50% de visibilidade
Isto significa que a peça vai dividir o espaço
com outras peças de outros anunciantes
Inventário
Mídia Display
Conceitos
Exemplo de relatório
Compra do inventário.
• Métricas para compra de inventário.
Mídia Display
• Impressões
Definição: Quantidade de vezes que a peça é exibida.
• Cliques
Definição: Quantidade de vezes que o anúncio foi clicado.
Mídia Display
Conceitos
• CTR (Clickthrough rate).
Definição: Taxa de cliques sobre impressões.
Cliques
Impressões
CTR =
• CPM
Definição: Custo por mil impressões. Unidade básica e padrão para a compra de mídia.
Custo
Impressões
CPM =
x 100
x 1000
CTR =
23
10.310
CTR = 0,20%
Exemplo: x 100
CPM =
R$ 5.000,00
2.440.332
CPM = R$ 2,04
Exemplo: x 1000
Mídia Display
Conceitos
Exemplo de relatório
Métricas de campanha
• Métricas típicas de execução de campanha: Impressões, Cliques, CTR e Investimento. As Informações são
fornecidas pelo Adserver dos veículos:
Mídia Display
Exemplo de relatório
• Como exemplo de compra programática, resultados no Google Adwords:
Mídia Display
Precificação: Exemplo
Seleção das campanhas que o Publisher
deseja participar e o modelo de remuneração
correspondente.
• Boo-Box, outra rede que oferece compra programática de Banners e outros formatos:
Mídia Display
Contexto das métricas
Inventário e visibilidade
Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo
Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
Mídia Display
• Relatório: Aquisição / Google Adwords / Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por
campanhas no Google, executadas na rede de busca e de display.
Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique
Resultado de negócio.
.
Mídia Display
• Relatório: Aquisição / Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por todas as campanhas,
inclusive no Google, executadas na rede de busca e de display.
Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique
Resultado de negócio.
.
Mídia Display
• Relatório: Conversões / Comércio Eletrônico / Desempenho do Produto. Exibe as métricas para o desempenho dos
produtos da loja virtual.
Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique
Mídia Display
Mídia
Redes Sociais
Facebook
Facebook Insights
• Ferramenta própria do Facebook, para monitoramento do desempenho da fanpage.
Facebook
Facebook Insights
• Visão geral:
O número único de pessoas que
curtiram, comentaram, compartilharam
ou clicaram nas publicações.
O número de pessoas que
tiveram a publicação
presente no timeline.
Facebook
Facebook Insights
• Publicações:
Facebook
Facebook Insights
• Publicações:
Total de pessoas que tiveram a
publicação presente no timeline.
Impressões mede o total de
vezes que o post apareceu no
feed das pessoas. Número é
igual ao maior do que o alcance.
Facebook
Facebook Insights
• Publicações:
Envolvimento dos usuários.
Facebook
Campanhas
Facebook
Campanhas
• Lista de anúncios:
Total investido para
cada anúncio
Total de pessoas que tiveram
o anúncio presente no feed
Custo Por Aquisição atribuído para
cada anúncio.
Custo = Total Gasto / Resultados
Quantidade de vezes que
o resultado foi atingido
Facebook
Campanhas
• Resultados dos anúncios:
Youtube
Youtube Analytics
• Como administrador da conta, é possível ter acesso ao desempenho geral do canal: https://www.youtube.com/analytics
Youtube
Youtube Analytics
• É possível analisar vídeo individuais em detalhes:
Youtube
Youtube Analytics
• Visão geral:
Youtube
Youtube Analytics
• Relatórios selecionados: Visualizações.
Youtube
Youtube Analytics
• Relatórios selecionados: Retenção de público.
Twitter
Twitter analytics
• Ferramenta da própria plataforma que exibe informações extras: https://analytics.twitter.com
Impressão: Tweet foi
entregue ao stream de
Tweets do usuário.
Financeiro
Objetivo
CPA =
Investimento
Aquisições obtidas por meio do investimento
Exemplo
• Suponha o investimento necessário realizado em uma campanha de Banner para se obter um cadastro:
Investimento (Setup campanha + inserção): R$1.735,00
Cadastros obtidos pelo investimento: 92 CPC =
R$1.735,00
92
CPC = R$18,85
CPA (Custo Por Aquisição)
• O custo por aquisição avalia o esforço financeiro consumidos pelo projeto, incluindo, o que foi gasto para o desenvolvimento
do mesmo, somados aos gastos de mídia para se alcançar um objetivo seja ele qual for: Cadastros, visitas, downloads e etc.
• O Cálculo se dá pela seguinte fórmula:
CPA (Custo Por Aquisição)
Custo por Cadastro =
Custo
Cadastros
• Neste caso, o objetivo era obter cadastros, por meio de uma
campanha de Links Patrocinados:
Atenção: Números e exemplo ilustrativos.
Exemplo de relatório
CPA (Custo Por Aquisição)
Custo por Curtida na Página =
Total gasto
Resultados
• Neste outro caso, o objetivo era obter curtidas em uma Fanpage do
Facebook, por meio de uma campanha na própria plataforma:
Exemplo de relatório
CPA (Custo Por Aquisição)
• CPV (Custo por Visita) = Investimento / Visitas;
• CPD (Custo por Download) = Investimento / Downloads;
• CPC (Custo por Cadastro) = Investimento / Cadastros;
• CPT (Custo por Transação) = Investimento / Transações;
• CPL (Custo por Like) = Investimento / Likes;
Alguns cálculos típicos de CPA
E-commerce
Objetivo
ROI =
Receita - Custo
Custo
• Deve ser esclarecido que o cálculo do ROI pode ser modificado para se adequar a uma situação determinada, não existe
um cálculo “mais correto” e definitivo. Por exemplo, os profissionais de marketing dividem a receita bruta pelo gasto em
anúncios publicitários. Na área financeira usa um cálculo diferente, dividindo a receita líquida dividida pela soma de todos
os custos diretos e indiretos.
• Quando a receita é zero: ROI = -1
• Quando a receita é igual ao custo (break even): ROI = 0
• Quando a receita for o dobro do custo: ROI = 1
ROI (Retorno do Investimento)
• O ROI é uma medida de performance que avalia a eficiência de investimento, utilizando como parâmetros, o investimento
realizado em mídia e a receita correspondente obtida.
• O Cálculo simples se dá pela seguinte fórmula:
Exemplo de relatório
ROI (Retorno do Investimento)
• Investimento em campanha, com receita e
ROI correspondentes. Um ponto de atenção:
A análise na base diária deve levar em conta
a latência da compra, ou seja, o tempo entre
o impacto do anúncio e a compra efetiva.
Tícket médio e Receita
Objetivo
• Suponha as seguintes transações:
• O ticket médio é uma métrica que avalia o valor médio das transações de um estabelecimento comercial. A receita
representa o valor vendido, faturado.
• O Cálculo se dá pela seguinte fórmula:
Ticket médio =
Receita
Quantidade de transações
Exemplo
Transação 1: R$ 1.132,00
Transação 2: R$ 976,00
Transação 3: R$ 1.587,00
Ticket médio =
R$1.132,00 + R$976,00 + 1.587,00
3
Ticket médio = R$1.231,66
• As ferramentas que monitoram os resultados de Sites e Apps., tais como o Google Analytics, possuem relatórios
específicos para o monitoramento dos resultados de e-commerce.
• Relatório: Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral
Resumo.
Tícket médio e Receita
Exemplo de relatório
Próximos passos e desafios
Multicanal
Uso de múltiplos canais no relacionamento com o consumidor
• Em uma estratégia que envolve múltiplos canais, determinados canais podem ter um perfil mais de assitência de
conversão do que diretamente gerar a conversão.
Fonte: ZMOT
Assistência: Canais que constroem o
Awareness e a consideração,
Última interação: Canais que atuam
Como último ponto de interação antes da
conversão.
Uso de múltiplos canais no relacionamento com o consumidor
• Jornada até a conversão:
Fonte: Google Analytics. data collected from 36K Google Analytics accounts/profiles with Ecommerce tracking enabled. Profiles were segmented by 7 countries/currencies.
Multicanal
Desafio técnico
• Integrar as diferentes plataformas com diferentes estrutura de dados, tecnologias e metodologias de mensuração.
Somado a isso, partes do processo dependem de intervenção manual.
Adnetworks Mídias SociaisE-mail MKT
TV
Portais
Marketplace
s
Call CenterWebsite Mala diretaBase corporativa
Web Service
• Quando pertinente, existe Chave única
que identifica o usuário?
• As ferramentas foram corretamente
configuradas?
• A granularidade dos dados são
consistentes?
• A segmentação de uma ferramenta
“conversa” com a outra?
• A qualidade dos dados é satisfatória?
• A integração manual ou automático dos
dados foi feito corretamente?
• Os relatórios sumarizaram os dados
corretamente?
Web Service
Desafio Analítico
• Problema: Nessa imensa massa de dados estruturados não estruturados, como definir as informações que realmente importam?
Que indicadores podem apoiar a tomada de decisão? Meu staff é analítico o suficiente? O gestor possui visão estratégica
adequada para a tomada de decisão?
Para saber mais
• O IAB desenvolveu o Guia de Ferramentas para Digital Analytics
URL: http://iabbrasil.net/guias-e-pesquisas/digital-analytics

Webinar IAB: Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas

  • 1.
  • 2.
    Como interpretar métricasseus contextos e ferramentas O que veremos hoje? • Audiência • Mídia • Financeiro • Próximos passos e desafios
  • 3.
  • 4.
    Conceitos Métricas de audiência •Page View Definição: O volume de vezes que uma página foi vista. • Visitas (Sessões) Definição: Visitas é uma interação realizada por um indivíduo em um site. Se o indivíduo não realizar outra ação no site dentro de um determinado período a sessão será encerrada. • Visitantes únicos Definição: Número de indivíduos que a cessaram o site dentro de um período, com atividades consistindo de uma ou mais Visitas.
  • 5.
    Requisição de página Retornaa página 1 2 Usuário 3 Ferramenta registra: Pageview Usuário único Visita Dinâmica: Pageview, visita e visitantes únicos Métricas de audiência
  • 6.
    Relação entre asmétricas Métricas de audiência Visita Visita Visita Visita Pageview Pageview Pageview Visitante
  • 7.
    Conceitos Métricas ligadas àqualidade de navegação e interação • Tempo médio de visita Definição: Tempo médio de todas as visitas ou sessões de um site em um determinado período. • Page Views / Visitas Definição: Índice que mede quantas páginas em média foi gerada em cada visita ou sessão. • Taxa de Rejeição (Bounce Rate) Definição: Taxa de visitas que geraram apenas um Page View.
  • 8.
    Requisição de página Retornaa página 1 2 3 Ferramenta registra: Pageview Usuário único Visita Dinâmica: Taxa de rejeição 4 Usuário sai do website fechando o navegador: Usuário 5 Ferramenta registra: Rejeição Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
  • 9.
    Conceitos Métricas ligadas àqualidade de navegação e interação • Visitas / Visitantes Definição: Índice que mede quantas vezes em média os visitantes retornaram em um determinado período • Taxa de conversão Definição: Porcentagem de usuários que fizeram aquilo que a empresa espera que eles fizessem no site. No Google analytics por exemplo, a taxa de conversão do e-commerce é calculada como: Transações / Visitas. Não exaustivo: Existem diversas métricas que podem ser combinadas gerando índices de qualidade de navegação.
  • 10.
    Dinâmica: Taxa deconversão Métricas ligadas à qualidade de navegação e interação
  • 11.
    Google Analytics Interface Principal •Serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes, fontes de tráfego, comportamento de navegação, conversões e vendas de um site ou aplicativo.
  • 12.
    Google Analytics Interface Principal •Serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes, fontes de tráfego, comportamento de navegação, conversões e vendas de um site ou aplicativo. Visitas ou Sessões Usuário ou Visitantes Únicos Visualizações de páginas ou Page Views
  • 13.
  • 14.
    Impressão do anúncio Clique,CTR, CPC e Custo Posição 1 Links Patrocinados Contexto das métricas Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
  • 15.
    Visita, Conversão, Receita,Ticket Médio, ROI Impressão do anúncio Clique, CTR, CPC e Custo Posição 1 Links Patrocinados Contexto das métricas
  • 16.
    Conceitos Links Patrocinados • Impressões Definição:Quantidade de vezes que o anúncio pago foi exibido. • Cliques Definição: Quantidade de vezes que o anúncio foi clicado. • CTR (Clickthrough rate). Definição: Taxa de cliques sobre impressões. Cliques Impressões CTR = x 100 CTR = 92 2.310 CTR = 3,98% Exemplo: x 100
  • 17.
    • Custo Definição: Custoatribuído a uma campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave. • CPC médio Definição: Custo médio por clique. • Posição média Definição: A média ponderada da posição onde o anúncio aparece. Custo Cliques CPC médio = Links Patrocinados CPC médio = R$ 200,00 92 CPC médio = R$ 2,17 Exemplo: Conceitos
  • 18.
    Links Patrocinados Google Adwords •Interface do Adwords: Na visão de campanhas, é possível checar ao mesmo tempo as informações de todas as campanhas, tais como grupos de anúncio, anúncios e palavras-chave.
  • 19.
  • 20.
    Impressão do anúncio Clique,CTR, CPC e Custo Posição 1 Links Patrocinados Contexto das métricas Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
  • 21.
    Ferramenta de mensuração:Comportamento pós-clique Links Patrocinados
  • 22.
    • Relatório: Aquisição/ Google Adwords / Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por campanhas no Google, executadas na rede de busca e de display. Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique Links Patrocinados Resultado de negócio. .
  • 23.
  • 24.
    Contexto das métricas MídiaDisplay Inventário e visibilidade Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI
  • 25.
    Contexto das métricas Inventárioe visibilidade Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI Mídia Display
  • 26.
    • Inventário demídia Definição: Total de impressões disponíveis para uma determinada peça, ou conjunto de peças, de um site ou uma página em um período de tempo. • Visibilidade Definição: Porcentagem do volume de impressões totais de um inventário. 50% de visibilidade Isto significa que a peça vai dividir o espaço com outras peças de outros anunciantes Inventário Mídia Display Conceitos
  • 27.
    Exemplo de relatório Comprado inventário. • Métricas para compra de inventário. Mídia Display
  • 28.
    • Impressões Definição: Quantidadede vezes que a peça é exibida. • Cliques Definição: Quantidade de vezes que o anúncio foi clicado. Mídia Display Conceitos
  • 29.
    • CTR (Clickthroughrate). Definição: Taxa de cliques sobre impressões. Cliques Impressões CTR = • CPM Definição: Custo por mil impressões. Unidade básica e padrão para a compra de mídia. Custo Impressões CPM = x 100 x 1000 CTR = 23 10.310 CTR = 0,20% Exemplo: x 100 CPM = R$ 5.000,00 2.440.332 CPM = R$ 2,04 Exemplo: x 1000 Mídia Display Conceitos
  • 30.
    Exemplo de relatório Métricasde campanha • Métricas típicas de execução de campanha: Impressões, Cliques, CTR e Investimento. As Informações são fornecidas pelo Adserver dos veículos: Mídia Display
  • 31.
    Exemplo de relatório •Como exemplo de compra programática, resultados no Google Adwords: Mídia Display
  • 32.
    Precificação: Exemplo Seleção dascampanhas que o Publisher deseja participar e o modelo de remuneração correspondente. • Boo-Box, outra rede que oferece compra programática de Banners e outros formatos: Mídia Display
  • 33.
    Contexto das métricas Inventárioe visibilidade Clique, CTRImpressão, Frequência média, CPM/CPC, Custo Visita, Conversão, Receita, Ticket Médio, ROI Mídia Display
  • 34.
    • Relatório: Aquisição/ Google Adwords / Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por campanhas no Google, executadas na rede de busca e de display. Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique Resultado de negócio. . Mídia Display
  • 35.
    • Relatório: Aquisição/ Campanhas. Exibe as métricas para o desempenho das visitas vindas por todas as campanhas, inclusive no Google, executadas na rede de busca e de display. Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique Resultado de negócio. . Mídia Display
  • 36.
    • Relatório: Conversões/ Comércio Eletrônico / Desempenho do Produto. Exibe as métricas para o desempenho dos produtos da loja virtual. Ferramenta de mensuração: Comportamento pós-clique Mídia Display
  • 37.
  • 38.
    Facebook Facebook Insights • Ferramentaprópria do Facebook, para monitoramento do desempenho da fanpage.
  • 39.
    Facebook Facebook Insights • Visãogeral: O número único de pessoas que curtiram, comentaram, compartilharam ou clicaram nas publicações. O número de pessoas que tiveram a publicação presente no timeline.
  • 40.
  • 41.
    Facebook Facebook Insights • Publicações: Totalde pessoas que tiveram a publicação presente no timeline. Impressões mede o total de vezes que o post apareceu no feed das pessoas. Número é igual ao maior do que o alcance.
  • 42.
  • 43.
  • 44.
  • 45.
    Total investido para cadaanúncio Total de pessoas que tiveram o anúncio presente no feed Custo Por Aquisição atribuído para cada anúncio. Custo = Total Gasto / Resultados Quantidade de vezes que o resultado foi atingido Facebook Campanhas • Resultados dos anúncios:
  • 46.
    Youtube Youtube Analytics • Comoadministrador da conta, é possível ter acesso ao desempenho geral do canal: https://www.youtube.com/analytics
  • 47.
    Youtube Youtube Analytics • Épossível analisar vídeo individuais em detalhes:
  • 48.
  • 49.
    Youtube Youtube Analytics • Relatóriosselecionados: Visualizações.
  • 50.
    Youtube Youtube Analytics • Relatóriosselecionados: Retenção de público.
  • 51.
    Twitter Twitter analytics • Ferramentada própria plataforma que exibe informações extras: https://analytics.twitter.com Impressão: Tweet foi entregue ao stream de Tweets do usuário.
  • 52.
  • 53.
    Objetivo CPA = Investimento Aquisições obtidaspor meio do investimento Exemplo • Suponha o investimento necessário realizado em uma campanha de Banner para se obter um cadastro: Investimento (Setup campanha + inserção): R$1.735,00 Cadastros obtidos pelo investimento: 92 CPC = R$1.735,00 92 CPC = R$18,85 CPA (Custo Por Aquisição) • O custo por aquisição avalia o esforço financeiro consumidos pelo projeto, incluindo, o que foi gasto para o desenvolvimento do mesmo, somados aos gastos de mídia para se alcançar um objetivo seja ele qual for: Cadastros, visitas, downloads e etc. • O Cálculo se dá pela seguinte fórmula:
  • 54.
    CPA (Custo PorAquisição) Custo por Cadastro = Custo Cadastros • Neste caso, o objetivo era obter cadastros, por meio de uma campanha de Links Patrocinados: Atenção: Números e exemplo ilustrativos. Exemplo de relatório
  • 55.
    CPA (Custo PorAquisição) Custo por Curtida na Página = Total gasto Resultados • Neste outro caso, o objetivo era obter curtidas em uma Fanpage do Facebook, por meio de uma campanha na própria plataforma: Exemplo de relatório
  • 56.
    CPA (Custo PorAquisição) • CPV (Custo por Visita) = Investimento / Visitas; • CPD (Custo por Download) = Investimento / Downloads; • CPC (Custo por Cadastro) = Investimento / Cadastros; • CPT (Custo por Transação) = Investimento / Transações; • CPL (Custo por Like) = Investimento / Likes; Alguns cálculos típicos de CPA
  • 57.
  • 58.
    Objetivo ROI = Receita -Custo Custo • Deve ser esclarecido que o cálculo do ROI pode ser modificado para se adequar a uma situação determinada, não existe um cálculo “mais correto” e definitivo. Por exemplo, os profissionais de marketing dividem a receita bruta pelo gasto em anúncios publicitários. Na área financeira usa um cálculo diferente, dividindo a receita líquida dividida pela soma de todos os custos diretos e indiretos. • Quando a receita é zero: ROI = -1 • Quando a receita é igual ao custo (break even): ROI = 0 • Quando a receita for o dobro do custo: ROI = 1 ROI (Retorno do Investimento) • O ROI é uma medida de performance que avalia a eficiência de investimento, utilizando como parâmetros, o investimento realizado em mídia e a receita correspondente obtida. • O Cálculo simples se dá pela seguinte fórmula:
  • 59.
    Exemplo de relatório ROI(Retorno do Investimento) • Investimento em campanha, com receita e ROI correspondentes. Um ponto de atenção: A análise na base diária deve levar em conta a latência da compra, ou seja, o tempo entre o impacto do anúncio e a compra efetiva.
  • 60.
    Tícket médio eReceita Objetivo • Suponha as seguintes transações: • O ticket médio é uma métrica que avalia o valor médio das transações de um estabelecimento comercial. A receita representa o valor vendido, faturado. • O Cálculo se dá pela seguinte fórmula: Ticket médio = Receita Quantidade de transações Exemplo Transação 1: R$ 1.132,00 Transação 2: R$ 976,00 Transação 3: R$ 1.587,00 Ticket médio = R$1.132,00 + R$976,00 + 1.587,00 3 Ticket médio = R$1.231,66
  • 61.
    • As ferramentasque monitoram os resultados de Sites e Apps., tais como o Google Analytics, possuem relatórios específicos para o monitoramento dos resultados de e-commerce. • Relatório: Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral Resumo. Tícket médio e Receita Exemplo de relatório
  • 62.
  • 63.
    Multicanal Uso de múltiploscanais no relacionamento com o consumidor • Em uma estratégia que envolve múltiplos canais, determinados canais podem ter um perfil mais de assitência de conversão do que diretamente gerar a conversão. Fonte: ZMOT Assistência: Canais que constroem o Awareness e a consideração, Última interação: Canais que atuam Como último ponto de interação antes da conversão.
  • 64.
    Uso de múltiploscanais no relacionamento com o consumidor • Jornada até a conversão: Fonte: Google Analytics. data collected from 36K Google Analytics accounts/profiles with Ecommerce tracking enabled. Profiles were segmented by 7 countries/currencies. Multicanal
  • 65.
    Desafio técnico • Integraras diferentes plataformas com diferentes estrutura de dados, tecnologias e metodologias de mensuração. Somado a isso, partes do processo dependem de intervenção manual. Adnetworks Mídias SociaisE-mail MKT TV Portais Marketplace s Call CenterWebsite Mala diretaBase corporativa Web Service • Quando pertinente, existe Chave única que identifica o usuário? • As ferramentas foram corretamente configuradas? • A granularidade dos dados são consistentes? • A segmentação de uma ferramenta “conversa” com a outra? • A qualidade dos dados é satisfatória? • A integração manual ou automático dos dados foi feito corretamente? • Os relatórios sumarizaram os dados corretamente? Web Service
  • 66.
    Desafio Analítico • Problema:Nessa imensa massa de dados estruturados não estruturados, como definir as informações que realmente importam? Que indicadores podem apoiar a tomada de decisão? Meu staff é analítico o suficiente? O gestor possui visão estratégica adequada para a tomada de decisão?
  • 67.
    Para saber mais •O IAB desenvolveu o Guia de Ferramentas para Digital Analytics URL: http://iabbrasil.net/guias-e-pesquisas/digital-analytics