Dicas práticas de como aumentar
sua taxa de conversão
Alexandre Soncini
Diretor de vendas e marketing
alexandre.soncini@vtex.com.br
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Uma crítica ao mercado
Falta de
planejamento
Guerra de
preços
Frete grátis
Investimento
desordenado
em CPC
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Pesquisa realizada com alguns clientes VTEX:
1. Marketing e Impostos
2. Gateway + Adquirentes/Bancos, Fulfillment e Conta Frete
3. Plataforma
4. Fraude
ROI = Vendido / Investido
Exemplo:
Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google Adwords
Investido = R$ 10.000,00
ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10
Isso também pode ser visto de outra maneira.
ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
A importância do ROI no e-commerce
Como aumentar a margem de contribuição?
MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)
Analisando as depesas variáveis (DV):
• Impostos e fraude – não temos como reduzir
• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de
vendas (ou do tempo de relacionamento)
• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…
• Marketing – aumentando o ROI
Mais um conceito importante:
Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000
Visitantes = 400.000
Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%
Taxa de conversão
O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPC
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI
Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30
Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10
Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6
Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
Legal, mas como aumentar
minha taxa de conversão?
Como aumentar minha taxa de conversão?Deforaparadentro
Otimizando
as
campanhas
de
marketing
Dentrodalojavirtual
Inovando e
melhorando
a
usabilidade
da loja
Operaçãocomoumtodo
Oferecendo
uma melhor
experiência
do usuário
Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br
10% de desconto na primeira compra – petlove.com.br
Cadastro de produtos – Navegação – drill.com.br
Detalhes das fotos na vitrine – netmall.com.br
Foto 360 graus – rihappy.com.br
Adicionar ao carrinho sem sair da página de vitrine – meuamigopet.com.br
Ação Konami Code – Buzz nas redes sociais – uzgames.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Lembrete e assinatura de ração – petlove.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Filtros de busca inteligentes – lojaonlinenokia.com.br
Catálogo Digital – tvz.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Abandono de carrinho– walmart.com.br
36
Faça teste A/B
A B
Vitrine – Quantidade e botões
37
A B
• + 88% de conversão
• tela com mais produtos
• dois botões (quick view e
order now)
Vitrine – Fotos dos produtos
38
A B
• + 44% de conversão
• + 67% do tíquete médio
• fotos com modelos
demonstrando o uso
Caixa de busca
39
A B
• + 20% de uso da busca
• diagramação e informações
diferentes
Banners
40
A B
• + 13% em vendas
• menos imagens nos banners
Full-banner
41
A B
• + 30% de cliques
• fundo escuro com mais
destaque para o perfil de
público-alvo do produto
Checkout - Pagamento
42
A B
• + 20% de conversão
• mudança do texto do botão e
adição da imagem de
segurança
Obrigado!
Alexandre Soncini
Diretor de vendas e marketing
alexandre.soncini@vtex.com.br

VTEX Day 2013 - Dicas práticas para aumentar a conversão das lojas virtuais