Falta de
planejamento
Guerra de
preços
Frete grátis
Investimento
desordenado
em CPC
ROI =
Vendido
------------------------
Investido
Ex: = 10
R$ 100.000,00
------------------------
R$ 10.000,00
Isso também pode ser visto como...
• ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
• ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
• ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
Analisando as depesas variáveis (DV):
• Impostos e fraude – não temos como reduzir
• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de
vendas (ou do tempo de relacionamento)
• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…
• Marketing – aumentando o ROI
MC = PV – (CMV + DV)
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI
Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30
Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10
Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6
Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
Exemplo:
• Pedidos aprovados = 8.000
• Visitantes = 400.000
• Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%
TC =
Pedidos Aprovados
----------------------------
Visitantes
X 100
Legal,
mas como aumento a
taxa de conversão?!?
Deforaparadentro
Otimizando
as
campanhas
de
marketing
Dentrodalojavirtual
Inovando e
melhorando
a
usabilidade
da loja
Operaçãocomoumtodo
Oferecendo
uma melhor
experiência
do usuário
após 1 hora após 1 dia após 5 dias
após 1 hora após 1 dia
após 1 hora após 1 dia
após 90 dias
após 45 dias
Carrinho
Checkout
Endereço
Checkout
Pagamento
Confirmação de
Compra
C
L
I
E
N
T
E
Na alteração do status
1 dia antes do vencimento
1 dia após o vencimento
Na alteração
do status
Cartão Negado
Boleto em
Aberto
Boleto Vencido
Pedido
Fraudado
C
L
I
E
N
T
E
A B
 tela com mais produtos
 dois botões (quick view e order now)
+ 88% de conversão
B
A B
 Fotos com modelo demonstrando uso
+ 44% de conversão
+ 67% do ticket médio
B
A B
 diagramação e informações diferentes
+ 20% de uso da busca
B
A B
 Banners com menos imagens,
consequentemente menos
distrações, neste caso
+ 13% de cliques
A
A B
 fundo escuro com mais destaque
para o perfil de público-alvo do
produto
+ 30% de cliques
A
A
B
 texto do botão mais longo e objetivo
+ 87% de cliques
B
A
B
 mudança de posicionamento dos botões
+ 18% de conversão
A
A B
 mudança do texto do botão
 adição da imagem de segurança
+ 20% de conversão
A
Rafael.Forte@VTEX.com.br @RafaelForte
!

eShow 2013 - Dicas para Aumentar sua Conversão!