SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 33
Baixar para ler offline
Lessons Learned
Energia de Portugal
www.fabricadestartups.com
BOOTCAMP N. 5
Ideia de Negócio
Copyright Fábrica de Startups 2
Ideia de Negócio
SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!!
Copyright Fábrica de Startups 3
O nosso
video foi
muito
apreciado!
Hipóteses Testadas
Copyright Fábrica de Startups 4
Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética pagarão
mais pela experiência da co-criação.
Revenue Streams Acredito que as pessoas preferem um sistema que faz a mistura
do cosmético de forma automática do que fazerem elas próprias
e estão dispostas a pagar por isso.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em
comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em
criar manualmente o seu produto.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em
criar o seu produto através de um recipiente com função de
mixer.
Hipóteses Testadas
Copyright Fábrica de Startups 5
Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em
subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de
produtos com vantagens associadas.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não
acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se
este custasse menos de 30€;
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam
dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto
My.Spakos.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não
acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se
este custasse menos de 10€.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam
dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo
My.Spakos.
Hipóteses Testadas
Copyright Fábrica de Startups 6
Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam
dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design
exclusivo e reutilizável.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam
dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável
e de design exclusivo e reutilizável.
Value Proposition Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num
atendimento especializado que o acompanhasse no processo de
compra.
Testes Realizados
Copyright Fábrica de Startups 7
Hipótese Teste Taxa de concordância
RS01 Entrevista/Sondagem > 50% de concordância
RS02 Entrevista/Sondagem > 30% de concordância
RS03 Sondagem > 75% de concordância
RS04 Sondagem > 50% de concordância
RS05 Sondagem > 50% de concordância
RS06 Sondagem > 40% de concordância
RS07 Sondagem > 70% de concordância
Testes Realizados
Copyright Fábrica de Startups 8
Hipótese Teste Taxa de concordância
RS08 Sondagem > 90% de concordância
RS09 Sondagem > 70% de concordância
RS10 Sondagem > 90% de concordância
RS11 Sondagem > 70% de concordância
RS12 Sondagem > 50% de concordância
VP03 Entrevista/Sondagem > 75% de concordância
Resultados Obtidos
Copyright Fábrica de Startups 9
Hipótese Resultado
RS01 Validada (86% concordância)
RS02 Validada (72% concordância)
RS03 Validada (92% concordância)
RS04 Não Validada (17% concordância)
RS05 Validada (72% concordância)
RS06 Validada (81% concordância)
RS07 Não Validada (18% concordância)
Resultados Obtidos
Copyright Fábrica de Startups 10
Hipótese Resultado
RS08 Validada (95% concordância)
RS09 Validada (84% concordância)
RS10 Não Validada (68% concordância)
RS11 Validada (74% concordância)
RS12 Validada (53% concordância)
VP03 Validada (83% concordância)
Lições da Semana
SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!!
Copyright Fábrica de Startups 11
Voltámos ao 1º
lugar no Top 10
Global!!
Lições da Semana
SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!!
Copyright Fábrica de Startups 12
E ganhámos a
Medalha de Prata
com a nossa
Landing Page!!
Lições da Semana
Qual
FONTES DE RECEITAS & MODELOS DE PRICING
Depois de sabermos que os nossos clientes querem os
nossos produtos precisamos de saber quais serão as
nossas fontes de receitas e modelos de pricing…..
Quanto é que os nossos clientes estão dispostos a pagar
pelos produtos MySpakos?
Qual o contributo de cada fluxo para o rendimento total?
Copyright Fábrica de Startups 13
Lições da Semana
Copyright Fábrica de Startups 14
SONDAGENS MY.SPAKOS
• Mais uma semana…
mais uma sondagem!
• Utilizámos este método
para saber juntos dos
nossos clientes quais
serão as nossas fontes de
receitas e quanto é que
os nossos produtos
devem custar!
Lições da Semana
com um
1. Transacção através da venda de cremes e
embalagens
2. Subscrição através da utilização de cartões com um
valor fixo que pode ser gasto em produtos e que
oferece algum tipo de vantagem
Copyright Fábrica de Startups 15
FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING
Testámos as seguintes fontes de receita:
Lições da Semana
1. Preço baseado no valor  quanto é que os
clientes está disposto a pagar por um produto
MySpakos?
2. Portfolio  Será que os clientes estariam
interessados em comprar packs de produtos
My.Spakos com vantagens associadas?
Copyright Fábrica de Startups 16
FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING
Testámos os seguintes modelos de pricing:
Lições da Semana
DETERMINÁMOS O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES
(CAC) E
O CUSTO DE CICLO DE VIDA DE UM CLIENTE (CLV)
Copyright Fábrica de Startups 17
CLV= 41*(1/0.2) = 205€
CAC= 208311/14040= 15€ por cliente
Lições da Semana
barata e simples que conseguimos criar e
colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
O QUE É?
É a solução mais barata e simples que conseguimos criar e
colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir
os resultados e tornar o produto em algo que os clientes
realmente querem.
Copyright Fábrica de Startups 18
Lições da Semana
Copyright Fábrica de Startups 19
PRODUTO
MÍNIMO
VIÁVEL
MY.SPAKOS
Lições da Semana
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
Uma Fotografia fica sempre bem
mas será que chega? Bem…o bom
mesmo seria….
UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP
DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP
DO ENERGIA DE PORTUGAL!!
MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A
MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!!
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
Uma Fotografia fica sempre bem
mas será que chega? Bem…o bom
mesmo seria….
UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP
DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP
DO ENERGIA DE PORTUGAL!!
MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A
MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!!
Copyright Fábrica de Startups 20
Lições da Semana
confirmar que
O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR
BLOG CONTINUA A CRIAR TRACÇÃO E ESTA SEMANA O
DESAFIO É O MELHOR BLOG!
Por isso dedicámos tempo a “arrumar a casa” e a
confirmar que estava lá representado todo o trabalho que
temos feito!!
O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR
DO QUE O NOSSO BLOG NÃO EXISTE! 
Copyright Fábrica de Startups 21
Lições da Semana
A PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁA PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁ
NO AR E A SER UTILIZADA!!
UM MUITO OBRIGADO AOS
NOSSOS + 200 FÃS!!
Copyright Fábrica de Startups 22
Painel de Controlo Semanal - BLOG
Copyright Fábrica de Startups 24
Painel de Controlo Semanal – Landing Page
Copyright Fábrica de Startups 25
Painel de Controlo Semanal – AdWords
Copyright Fábrica de Startups 26
Painel de Controlo Semanal – Facebook
Lições da Semana
MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é
MARKETING DE MASSAS vs MARKETING DE GUERRILHA?
GUERRILHA!!!
A Landing page é uma excelente ferramenta, mas para a
MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é
muito caro e com o nosso budget não compensa agora.
FACEBOOK e FB Adds parecem ser a melhor aposta!
Copyright Fábrica de Startups 27
ANEXO
Copyright Fábrica de Startups 28
Copyright Fábrica de Startups 29
2.0
Modelo de Negócio
Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior
Risco
Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas
SG01 16
O nosso produto é um
produto de nicho
SG02 10
O nosso produto é de
mass market
CH03 25
As pessoas vão querer
viver a experiência de
criar o seu cosmético
na loja
KP01 16
Existem vantagens
em ter um fabricante
de cosméticos como
parceiro
CH03 25
As pessoas vão
querer viver a
experiência de criar o
seu cosmético na loja
VP02 20
As pessoas querem
resolver esta
necessidade através
da co-
criação/customização
do seu cosmético
RS01 25
As pessoas vão querer
pagar mais para co-
criar o seu cosmético
RS02 25
As pessoas estão
dispostas a pagar por
um sistema portátil
especializado para
misturar os
componentes do
produtoSG03 10
As mulheres com 29-
70 anos são os
principais clientes do
nosso produto
SG04 10
Os homens com 29-70
são clientes do nosso
produto
CH01 25
As pessoas
comprarão o nosso
produto ao ver
anúncios nos mass
media (TV, revistas)
SG02 10
O nosso produto é de
mass market
SG03 10
As mulheres com 29-
70 anos são os
principais clientes do
nosso produto
SG04 10
Os homens com 29-70
são clientes do nosso
produto
CH01 25
As pessoas comprarão
o nosso produto ao
ver anúncios nos mass
media (TV, revistas)
VP01 10
As pessoas tem
necessidades
diferentes na escolha
de cosméticos
VP02 20
As pessoas querem
resolver esta
necessidade através
da co-criação
/customização do seu
cosmético
VP02 20
As pessoas querem
resolver esta
necessidade através
da co-criação /
customização do seu
cosmético
KA02 20
Acredito que é
rentável subcontratar
uma empresa externa
para o marketing da
My.Spakos
KA01 12
Existem fornecedores
dos diferentes
componentes do
nosso produto.
CS01 20
Este negócio é viável:
o valor da estrutura de
gastos é inferior ao de
rendimentos.
CH02 10
As pessoas esperam
relacionar-se com a
marca nos social
media
CH01 25
As pessoas
comprarão o nosso
produto ao ver
anúncios nos mass
media (TV, revistas)
CH02 10
As pessoas esperam
relacionar-se com a
marca nos social
media
RS01 25
As pessoas vão querer
pagar mais para co-
criar o seu cosmético.
Hipóteses Invalidadas
CR01 20
As pessoas valorizam
a
existência/participaçã
o de um clube que
lhes permita
participar na co-
criação dos produtos?
CH03 25
As pessoas vão querer
viver a experiência de
criar o seu cosmético
na loja
RS02 25
As pessoas estão
dispostas a pagar por
um sistema portátil
especializado para
misturar os
componentes do
produto.
KA03 20
Acredito que é
rentável ter um
departamento
interno para criação e
desenvolvimento de
formulações próprias
e exclusivas
SG01 16
O nosso produto é
um produto de nicho.
CH07 15
Acredito que as
pessoas comprarão o
nosso produto por
influência de
publicidade via web.
CH06 16
Acredito que os
utilizadores de
produtos de cosmética
vão querer comprar os
produtos MY.SPAKOS
noutra superfície.
Versão
5.0
Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
Modelo de Negócio
Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior
Risco
Hipóteses
em Teste
Hipóteses Validadas
RS01 25
As pessoas vão querer
pagar mais para co-criar
o seu cosmético.
RS02 25
As pessoas estão
dispostas a pagar por um
sistema portátil
especializado para
misturar os
componentes do
produto
VP02 20
As pessoas querem
resolver esta
necessidade através da
co-criação/customização
do seu produto
cosmético
KA04 20
Acredito que
é rentável
ter um
departamen
to de
marketing
interno na
My.Spakos
CR01 20
As pessoas valorizam
a existência
/participação de um
clube que lhes
permita participar na
co-criação dos
produtos?
CH04 15
Acredito que os
utilizadores de produtos
de cosmética vão querer
viver a experiência de co-
criação em casa
comprando os seus
produtos on-line
CH05 15
Acredito que as
pessoas
comprarão o
nosso produto ao
ser recomendado
por conhecidos
/amigos
CR02 12
Acredito que as
pessoas querem ou
valorizam a recepção
de informação sobre
descontos
/promoções sobre a
My.Spakos
KA01 12
Existem fornecedores
dos diferentes
componentes do nosso
produto.
KP01 16
Existem vantagens em
ter um fabricante de
cosméticos como
parceiro
CS01 20
Este negócio é viável: o
valor da estrutura de
gastos é inferior ao de
rendimentos.
KA05 20
Acredito que
o prazo de
entrega do
fornecedor
da 1ª
encomenda
é inferior a 6
meses
CR03 12
Acredito que as
pessoas querem ou
valorizam a
interacção com a
familia My.Spakos
através de redes
sociais
CS01 20
Este negócio é viável: o
valor da estrutura de
gastos é inferior ao de
rendimentos.
CH04 15
Acredito que os
utilizadores de produtos
de cosmética vão querer
viver a experiência de
co-criação em casa
comprando os seus
produtos on-line
KP01 16
Existem vantagens em
ter um fabricante de
cosméticos como
parceiro
Hipóteses Invalidadas
CH05 15
Acredito que as pessoas
comprarão o nosso
produto ao ser
recomendado por
conhecidos /amigos
CH06 16
Acredito que os
utilizadores de produtos
de cosmética vão querer
comprar os produtos
MY.SPAKOS noutra
superfície.
CH06 16
Acredito que os
utilizadores de produtos
de cosmética vão querer
comprar os produtos
MY.SPAKOS noutra
superfície.
KA06 20
Acredito que
as
encomendas
de stock
correntes
serão
entregues
em menos
de 3 meses
CH07 15
Acredito que as pessoas
comprarão o nosso
produto por influência
de publicidade via web
CR02 12
Acredito que as pessoas
querem ou valorizam a
recepção de informação
sobre descontos
/promoções sobre a
MY.SPAKOS
Versão
5.0
Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
Modelo de Negócio
Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com
Maior Risco
Hipóteses
em Teste
Hipóteses Validadas
CR03 12
Acredito que as pessoas
querem ou valorizam a
interacção com a familia
MY.SPAKOS através de
redes sociais
VP03 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados num
atendimento
especializado que o
acompanhasse no
processo de compra.
KA07 20
Acredito
que é
viável
armazenar
o stock em
cada loja
VP03 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados num
atendimento
especializado que o
acompanhasse no
processo de compra.
RS03 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em
comprar packs dos
nossos produtos com
vantagens associadas.
RS05 20
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em criar o
seu produto através de
um recipiente com
função de mixer.
RS06 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em
subscrever cartões de
valor fixo mensal a
utilizar na compra de
produtos com
vantagens associadas.
RS03 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em comprar
packs dos nossos produtos
com vantagens associadas
RS04 15
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em criar
manualmente o seu
produto
RS07 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não acreditariam na
qualidade de um
produto de rosto
My.Spakos se este
custasse menos de 30€;
RS08 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não estariam dispostos
a pagar mais de 100€
por um produto de
rosto My.Spakos.
RS09 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não acreditariam na
qualidade de um
produto de corpo
My.Spakos se este
custasse menos de 10€;RS05 20
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em criar o
seu produto através de
um recipiente com função
de mixer.
RS06 10
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em
subscrever cartões de
valor fixo mensal a utilizar
na compra de produtos
com vantagens associadas.
Hipóteses Invalidadas
RS07 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não acreditariam na
qualidade de um produto
de rosto My.Spakos se
este custasse menos de
30€;
RS08 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não estariam dispostos a
pagar mais de 100€ por
um produto de rosto
My.Spakos.
RS04 15
Acredito que os clientes
My.Spakos estariam
interessados em criar
manualmente o seu
produto .
RS07 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não acreditariam na
qualidade de um
produto de rosto
My.Spakos se este
custasse menos de 30€;
RS10 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não estariam dispostos
a pagar mais de 50€ por
um produto de corpo
My.Spakos.
RS09 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não acreditariam na
qualidade de um produto
de corpo My.Spakos se
este custasse menos de
10€;
RS10 16
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
não estariam dispostos a
pagar mais de 50€ por um
produto de corpo
My.Spakos.
Versão
5.0
Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
Modelo de Negócio
Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior
Risco
Hipóteses em
Teste
Hipóteses
Validadas
RS11 15
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
estariam dispostos a pagar
por uma embalagem
coleccionável e de design
exclusivo e reutilizável.
RS12 15
Acredito que os clientes
de produtos cosméticos
estariam dispostos a pagar
mais de 20€ por uma
embalagem coleccionável
e de design exclusivo e
reutilizável.
RS11 15
Acredito que os
clientes de produtos
cosméticos estariam
dispostos a pagar
por uma embalagem
coleccionável e de
design exclusivo e
reutilizável.
RS12 15
Acredito que os
clientes de produtos
cosméticos estariam
dispostos a pagar
mais de 20€ por uma
embalagem
coleccionável e de
design exclusivo e
reutilizável.
Hipóteses
Invalidadas
Versão
5.0
Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com

Mais conteúdo relacionado

Destaque

E27 ll07 vf
E27 ll07 vfE27 ll07 vf
E27 ll07 vfmyspakos
 
E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vfmyspakos
 
E27 ll06 vf
E27 ll06 vfE27 ll06 vf
E27 ll06 vfmyspakos
 
Lessons learned #01
Lessons learned #01Lessons learned #01
Lessons learned #01myspakos
 
Formulários personas
Formulários personasFormulários personas
Formulários personasmyspakos
 
Lessons learned #02
Lessons learned #02Lessons learned #02
Lessons learned #02myspakos
 

Destaque (6)

E27 ll07 vf
E27 ll07 vfE27 ll07 vf
E27 ll07 vf
 
E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vf
 
E27 ll06 vf
E27 ll06 vfE27 ll06 vf
E27 ll06 vf
 
Lessons learned #01
Lessons learned #01Lessons learned #01
Lessons learned #01
 
Formulários personas
Formulários personasFormulários personas
Formulários personas
 
Lessons learned #02
Lessons learned #02Lessons learned #02
Lessons learned #02
 

Semelhante a E27 ll05 vf

E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vfmyspakos
 
E27 ll08 v3
E27 ll08 v3E27 ll08 v3
E27 ll08 v3myspakos
 
E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vfmyspakos
 
E27 ll04 vf
E27 ll04 vfE27 ll04 vf
E27 ll04 vfmyspakos
 
Apresentacao Experiência no Ecommerce
Apresentacao Experiência no EcommerceApresentacao Experiência no Ecommerce
Apresentacao Experiência no EcommerceJoão Leão
 
E27 ll03 vf_pc
E27 ll03 vf_pcE27 ll03 vf_pc
E27 ll03 vf_pcmyspakos
 
Estratégias para Marketing de Conteúdo
Estratégias para Marketing de ConteúdoEstratégias para Marketing de Conteúdo
Estratégias para Marketing de ConteúdoHeitor Siviero
 
Homework bootcamp5
Homework bootcamp5Homework bootcamp5
Homework bootcamp5myspakos
 
Apresentao projetos krep's (1)
Apresentao projetos krep's (1)Apresentao projetos krep's (1)
Apresentao projetos krep's (1)Paulinha Jóta
 
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce.
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce. Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce.
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce. Rakuten Brasil
 
Slides de apresentação Priples - AVARÉ
Slides de apresentação Priples - AVARÉSlides de apresentação Priples - AVARÉ
Slides de apresentação Priples - AVARÉMaikon Celestino
 
Planejamento De Live Mkt | Sure Crisp
Planejamento De Live Mkt | Sure CrispPlanejamento De Live Mkt | Sure Crisp
Planejamento De Live Mkt | Sure CrispJonas Jaeger
 
Apresentação de negócios controlC network
Apresentação de negócios controlC networkApresentação de negócios controlC network
Apresentação de negócios controlC networkEdimilson Teixeira
 

Semelhante a E27 ll05 vf (20)

E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vf
 
E27 ll08 v3
E27 ll08 v3E27 ll08 v3
E27 ll08 v3
 
E27 ll08 vf
E27 ll08 vfE27 ll08 vf
E27 ll08 vf
 
E27 ll04 vf
E27 ll04 vfE27 ll04 vf
E27 ll04 vf
 
Inovação em Modelos de Negócio
Inovação em Modelos de NegócioInovação em Modelos de Negócio
Inovação em Modelos de Negócio
 
Apresentacao Experiência no Ecommerce
Apresentacao Experiência no EcommerceApresentacao Experiência no Ecommerce
Apresentacao Experiência no Ecommerce
 
E27 ll03 vf_pc
E27 ll03 vf_pcE27 ll03 vf_pc
E27 ll03 vf_pc
 
E18 ll03
E18 ll03E18 ll03
E18 ll03
 
Torne-e Irresistível Para Quem Decide
Torne-e Irresistível Para Quem DecideTorne-e Irresistível Para Quem Decide
Torne-e Irresistível Para Quem Decide
 
E18 ll02
E18 ll02E18 ll02
E18 ll02
 
E36 ll06
E36 ll06E36 ll06
E36 ll06
 
Estratégias para Marketing de Conteúdo
Estratégias para Marketing de ConteúdoEstratégias para Marketing de Conteúdo
Estratégias para Marketing de Conteúdo
 
Homework bootcamp5
Homework bootcamp5Homework bootcamp5
Homework bootcamp5
 
Apresentao projetos krep's (1)
Apresentao projetos krep's (1)Apresentao projetos krep's (1)
Apresentao projetos krep's (1)
 
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce.
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce. Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce.
Como uma loja virtual pode utilizar vídeo no ecommerce.
 
Empreendedorismo 2015 07 - Plano de Marketing
Empreendedorismo 2015 07 - Plano de MarketingEmpreendedorismo 2015 07 - Plano de Marketing
Empreendedorismo 2015 07 - Plano de Marketing
 
Slides de apresentação Priples - AVARÉ
Slides de apresentação Priples - AVARÉSlides de apresentação Priples - AVARÉ
Slides de apresentação Priples - AVARÉ
 
Web Video Marketing Sergipe 2013
Web Video Marketing Sergipe 2013Web Video Marketing Sergipe 2013
Web Video Marketing Sergipe 2013
 
Planejamento De Live Mkt | Sure Crisp
Planejamento De Live Mkt | Sure CrispPlanejamento De Live Mkt | Sure Crisp
Planejamento De Live Mkt | Sure Crisp
 
Apresentação de negócios controlC network
Apresentação de negócios controlC networkApresentação de negócios controlC network
Apresentação de negócios controlC network
 

Mais de myspakos

Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2myspakos
 
Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2myspakos
 
Plano de acção my.spakos 2
Plano de acção my.spakos 2Plano de acção my.spakos 2
Plano de acção my.spakos 2myspakos
 
Plano mkt my spakos vf
Plano mkt my spakos vfPlano mkt my spakos vf
Plano mkt my spakos vfmyspakos
 
Entrevista v1.0-usar-1
Entrevista v1.0-usar-1Entrevista v1.0-usar-1
Entrevista v1.0-usar-1myspakos
 
Mapas de empatia
Mapas de empatiaMapas de empatia
Mapas de empatiamyspakos
 
A day in the life
A day in the lifeA day in the life
A day in the lifemyspakos
 
Plano de acção my.spakos short
Plano de acção my.spakos shortPlano de acção my.spakos short
Plano de acção my.spakos shortmyspakos
 
Homework bootcamp7
Homework bootcamp7Homework bootcamp7
Homework bootcamp7myspakos
 
E27 ll06 vf
E27 ll06 vfE27 ll06 vf
E27 ll06 vfmyspakos
 
Homework bootcamp6
Homework bootcamp6Homework bootcamp6
Homework bootcamp6myspakos
 
Homework bootcamp4
Homework bootcamp4Homework bootcamp4
Homework bootcamp4myspakos
 
Homework bootcamp3
Homework bootcamp3Homework bootcamp3
Homework bootcamp3myspakos
 
Homework bootcamp2
Homework bootcamp2Homework bootcamp2
Homework bootcamp2myspakos
 

Mais de myspakos (15)

Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2
 
Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2Pitch my.spakos vf_julho-2
Pitch my.spakos vf_julho-2
 
Plano de acção my.spakos 2
Plano de acção my.spakos 2Plano de acção my.spakos 2
Plano de acção my.spakos 2
 
Plano mkt my spakos vf
Plano mkt my spakos vfPlano mkt my spakos vf
Plano mkt my spakos vf
 
Entrevista v1.0-usar-1
Entrevista v1.0-usar-1Entrevista v1.0-usar-1
Entrevista v1.0-usar-1
 
Mapas de empatia
Mapas de empatiaMapas de empatia
Mapas de empatia
 
A day in the life
A day in the lifeA day in the life
A day in the life
 
Bp pmk 2
Bp pmk 2Bp pmk 2
Bp pmk 2
 
Plano de acção my.spakos short
Plano de acção my.spakos shortPlano de acção my.spakos short
Plano de acção my.spakos short
 
Homework bootcamp7
Homework bootcamp7Homework bootcamp7
Homework bootcamp7
 
E27 ll06 vf
E27 ll06 vfE27 ll06 vf
E27 ll06 vf
 
Homework bootcamp6
Homework bootcamp6Homework bootcamp6
Homework bootcamp6
 
Homework bootcamp4
Homework bootcamp4Homework bootcamp4
Homework bootcamp4
 
Homework bootcamp3
Homework bootcamp3Homework bootcamp3
Homework bootcamp3
 
Homework bootcamp2
Homework bootcamp2Homework bootcamp2
Homework bootcamp2
 

E27 ll05 vf

  • 1. Lessons Learned Energia de Portugal www.fabricadestartups.com BOOTCAMP N. 5
  • 2. Ideia de Negócio Copyright Fábrica de Startups 2
  • 3. Ideia de Negócio SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!! Copyright Fábrica de Startups 3 O nosso video foi muito apreciado!
  • 4. Hipóteses Testadas Copyright Fábrica de Startups 4 Componente Hipótese Revenue Streams Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética pagarão mais pela experiência da co-criação. Revenue Streams Acredito que as pessoas preferem um sistema que faz a mistura do cosmético de forma automática do que fazerem elas próprias e estão dispostas a pagar por isso. Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas. Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto. Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer.
  • 5. Hipóteses Testadas Copyright Fábrica de Startups 5 Componente Hipótese Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas. Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€; Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos. Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€. Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos.
  • 6. Hipóteses Testadas Copyright Fábrica de Startups 6 Componente Hipótese Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. Value Proposition Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra.
  • 7. Testes Realizados Copyright Fábrica de Startups 7 Hipótese Teste Taxa de concordância RS01 Entrevista/Sondagem > 50% de concordância RS02 Entrevista/Sondagem > 30% de concordância RS03 Sondagem > 75% de concordância RS04 Sondagem > 50% de concordância RS05 Sondagem > 50% de concordância RS06 Sondagem > 40% de concordância RS07 Sondagem > 70% de concordância
  • 8. Testes Realizados Copyright Fábrica de Startups 8 Hipótese Teste Taxa de concordância RS08 Sondagem > 90% de concordância RS09 Sondagem > 70% de concordância RS10 Sondagem > 90% de concordância RS11 Sondagem > 70% de concordância RS12 Sondagem > 50% de concordância VP03 Entrevista/Sondagem > 75% de concordância
  • 9. Resultados Obtidos Copyright Fábrica de Startups 9 Hipótese Resultado RS01 Validada (86% concordância) RS02 Validada (72% concordância) RS03 Validada (92% concordância) RS04 Não Validada (17% concordância) RS05 Validada (72% concordância) RS06 Validada (81% concordância) RS07 Não Validada (18% concordância)
  • 10. Resultados Obtidos Copyright Fábrica de Startups 10 Hipótese Resultado RS08 Validada (95% concordância) RS09 Validada (84% concordância) RS10 Não Validada (68% concordância) RS11 Validada (74% concordância) RS12 Validada (53% concordância) VP03 Validada (83% concordância)
  • 11. Lições da Semana SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!! Copyright Fábrica de Startups 11 Voltámos ao 1º lugar no Top 10 Global!!
  • 12. Lições da Semana SABE BEM GANHAR!!SABE BEM GANHAR!! Copyright Fábrica de Startups 12 E ganhámos a Medalha de Prata com a nossa Landing Page!!
  • 13. Lições da Semana Qual FONTES DE RECEITAS & MODELOS DE PRICING Depois de sabermos que os nossos clientes querem os nossos produtos precisamos de saber quais serão as nossas fontes de receitas e modelos de pricing….. Quanto é que os nossos clientes estão dispostos a pagar pelos produtos MySpakos? Qual o contributo de cada fluxo para o rendimento total? Copyright Fábrica de Startups 13
  • 14. Lições da Semana Copyright Fábrica de Startups 14 SONDAGENS MY.SPAKOS • Mais uma semana… mais uma sondagem! • Utilizámos este método para saber juntos dos nossos clientes quais serão as nossas fontes de receitas e quanto é que os nossos produtos devem custar!
  • 15. Lições da Semana com um 1. Transacção através da venda de cremes e embalagens 2. Subscrição através da utilização de cartões com um valor fixo que pode ser gasto em produtos e que oferece algum tipo de vantagem Copyright Fábrica de Startups 15 FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING Testámos as seguintes fontes de receita:
  • 16. Lições da Semana 1. Preço baseado no valor  quanto é que os clientes está disposto a pagar por um produto MySpakos? 2. Portfolio  Será que os clientes estariam interessados em comprar packs de produtos My.Spakos com vantagens associadas? Copyright Fábrica de Startups 16 FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING Testámos os seguintes modelos de pricing:
  • 17. Lições da Semana DETERMINÁMOS O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES (CAC) E O CUSTO DE CICLO DE VIDA DE UM CLIENTE (CLV) Copyright Fábrica de Startups 17 CLV= 41*(1/0.2) = 205€ CAC= 208311/14040= 15€ por cliente
  • 18. Lições da Semana barata e simples que conseguimos criar e colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL O QUE É? É a solução mais barata e simples que conseguimos criar e colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir os resultados e tornar o produto em algo que os clientes realmente querem. Copyright Fábrica de Startups 18
  • 19. Lições da Semana Copyright Fábrica de Startups 19 PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL MY.SPAKOS
  • 20. Lições da Semana PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL Uma Fotografia fica sempre bem mas será que chega? Bem…o bom mesmo seria…. UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP DO ENERGIA DE PORTUGAL!! MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!! PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL Uma Fotografia fica sempre bem mas será que chega? Bem…o bom mesmo seria…. UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP DO ENERGIA DE PORTUGAL!! MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!! Copyright Fábrica de Startups 20
  • 21. Lições da Semana confirmar que O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR BLOG CONTINUA A CRIAR TRACÇÃO E ESTA SEMANA O DESAFIO É O MELHOR BLOG! Por isso dedicámos tempo a “arrumar a casa” e a confirmar que estava lá representado todo o trabalho que temos feito!! O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR DO QUE O NOSSO BLOG NÃO EXISTE!  Copyright Fábrica de Startups 21
  • 22. Lições da Semana A PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁA PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁ NO AR E A SER UTILIZADA!! UM MUITO OBRIGADO AOS NOSSOS + 200 FÃS!! Copyright Fábrica de Startups 22
  • 23. Painel de Controlo Semanal - BLOG
  • 24. Copyright Fábrica de Startups 24 Painel de Controlo Semanal – Landing Page
  • 25. Copyright Fábrica de Startups 25 Painel de Controlo Semanal – AdWords
  • 26. Copyright Fábrica de Startups 26 Painel de Controlo Semanal – Facebook
  • 27. Lições da Semana MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é MARKETING DE MASSAS vs MARKETING DE GUERRILHA? GUERRILHA!!! A Landing page é uma excelente ferramenta, mas para a MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é muito caro e com o nosso budget não compensa agora. FACEBOOK e FB Adds parecem ser a melhor aposta! Copyright Fábrica de Startups 27
  • 29. Copyright Fábrica de Startups 29 2.0
  • 30. Modelo de Negócio Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas SG01 16 O nosso produto é um produto de nicho SG02 10 O nosso produto é de mass market CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co- criação/customização do seu cosmético RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co- criar o seu cosmético RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produtoSG03 10 As mulheres com 29- 70 anos são os principais clientes do nosso produto SG04 10 Os homens com 29-70 são clientes do nosso produto CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas) SG02 10 O nosso produto é de mass market SG03 10 As mulheres com 29- 70 anos são os principais clientes do nosso produto SG04 10 Os homens com 29-70 são clientes do nosso produto CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas) VP01 10 As pessoas tem necessidades diferentes na escolha de cosméticos VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação /customização do seu cosmético VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação / customização do seu cosmético KA02 20 Acredito que é rentável subcontratar uma empresa externa para o marketing da My.Spakos KA01 12 Existem fornecedores dos diferentes componentes do nosso produto. CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos. CH02 10 As pessoas esperam relacionar-se com a marca nos social media CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas) CH02 10 As pessoas esperam relacionar-se com a marca nos social media RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co- criar o seu cosmético. Hipóteses Invalidadas CR01 20 As pessoas valorizam a existência/participaçã o de um clube que lhes permita participar na co- criação dos produtos? CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produto. KA03 20 Acredito que é rentável ter um departamento interno para criação e desenvolvimento de formulações próprias e exclusivas SG01 16 O nosso produto é um produto de nicho. CH07 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto por influência de publicidade via web. CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície. Versão 5.0 Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
  • 31. Modelo de Negócio Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co-criar o seu cosmético. RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produto VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação/customização do seu produto cosmético KA04 20 Acredito que é rentável ter um departamen to de marketing interno na My.Spakos CR01 20 As pessoas valorizam a existência /participação de um clube que lhes permita participar na co-criação dos produtos? CH04 15 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer viver a experiência de co- criação em casa comprando os seus produtos on-line CH05 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto ao ser recomendado por conhecidos /amigos CR02 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a recepção de informação sobre descontos /promoções sobre a My.Spakos KA01 12 Existem fornecedores dos diferentes componentes do nosso produto. KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos. KA05 20 Acredito que o prazo de entrega do fornecedor da 1ª encomenda é inferior a 6 meses CR03 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a interacção com a familia My.Spakos através de redes sociais CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos. CH04 15 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer viver a experiência de co-criação em casa comprando os seus produtos on-line KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro Hipóteses Invalidadas CH05 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto ao ser recomendado por conhecidos /amigos CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície. CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície. KA06 20 Acredito que as encomendas de stock correntes serão entregues em menos de 3 meses CH07 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto por influência de publicidade via web CR02 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a recepção de informação sobre descontos /promoções sobre a MY.SPAKOS Versão 5.0 Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
  • 32. Modelo de Negócio Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas CR03 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a interacção com a familia MY.SPAKOS através de redes sociais VP03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra. KA07 20 Acredito que é viável armazenar o stock em cada loja VP03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra. RS03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas. RS05 20 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer. RS06 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas. RS03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas RS04 15 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€; RS08 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos. RS09 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€;RS05 20 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer. RS06 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas. Hipóteses Invalidadas RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€; RS08 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos. RS04 15 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto . RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€; RS10 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos. RS09 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€; RS10 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos. Versão 5.0 Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
  • 33. Modelo de Negócio Equipa 27Quadro de Validação de Hipóteses Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas RS11 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. RS12 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. RS11 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. RS12 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável. Hipóteses Invalidadas Versão 5.0 Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com