Este documento fornece orientações sobre como calcular o tráfego orgânico necessário para atingir uma meta de faturação anual através de uma taxa de conversão média. Explica como dividir a meta de faturação pelo valor médio por compra para determinar o número de compras necessárias, e então dividir isso pela taxa de conversão para calcular o número de visitas necessárias. Também fornece exemplos numéricos para ilustrar o cálculo.
6. 1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por
ano.
Ex.: 200.000€
2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra.
Ex.: 200.000€ / 20€ = 10.000 compras ano ( 27 dia)
3. Com isto extrapolamos o nº de visitas necessário,
através de uma taxa de conversão média de 2%.
Ex.: 10.000 / 2% = 500.000 visitas ( 1.370 dia)
7. • Média de 0.25€ o clique (CPC)
• 1.370 visitas por dia x 0.25€ = 342,50€ por dia
• 342,50€ x 30 dias = 10.275€ por mês
• 10.275€ x 12 = 123.300€ por ano!
10. Outas 31%
1º posição
42%
4ª posição 6%
3ª posição 9%
2ª posição
12%
11. • SEO é a sigla de “Search Engine Optimization“
• Optimização para motores de pesquisa é o conjunto de
estratégias que visa melhorar o posicionamento de um
site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos
motores de pesquisa .
13. • É tudo a mesma coisa
• Indexam as páginas da Web e vários tipos de ficheiros
• Googlebot, Googlebot-Image, MSNBot, etc
• Apresentam-se como User-Agents
GET / HTTP/1.1
Host: www.exampe.com
Connection: Keep-alive
Accept: */*
From: googlebot(at)googlebot.com
User-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Accept-Encoding: gzip,deflate
Mais informação: http://www.user-agents.org/
14. On Page
Título
On Site
Headings Domínio
Off Page
Conteúdo Quantidade de páginas
Meta tags Link Building
Navegação entre páginas Concorrência
URL Velocidade
Imagens Redes sociais
robots.txt Comportamento dos
... sitemap.xml utilizadores
... História do domínio
...
15. % Categoria
21% Page Level Link Metrics
21% Domain Level Link Authority Features
15% Page Level Keyword Usage
11% Domain Level Keyword Usage
7% Page Level Social Metrics
7% Domain Level Brand Metrics
7% Page Level Keyword Agnostisc Features
6% Page Level Traffic/Query Data
5% Domain Level Keyword Agnostisc Features
Fonte: http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors
16. • As principais secções de navegação:
– Menus
– Footer
– Breadcrumb
– Blocos
• Nos nomes dos ficheiros, separadas com –
• Nos URL
17. <a> a ancora da Web
<h1> o mais importante (apenas deve existir um)
<h2> o 2º mais importante
<h2> o 3º mais importante ;-)
<title> até 65 caracteres
<meta name="description" content="..."> até 155 caracteres
<img src="" alt="" /> não esquecer o alt
<table> evitar usar como formatação, para isso existe o CSS
<link rel="canonical" href="..."/> solução para várias
versões da mesma página
19. <meta name=“robots” content=”[ARGUMENTO]” />
Argumento Descrição
noindex Não indexar a página
nofollow Todos os links na página ficam nofollow
noarchive Não adiciona a página à cache
noodp Não usa a descrição do DMOZ na homepage
nosnippet Não mostra o snippet no Google
Não usar o DMOZ para a descrição da página
NOODP
20. • http://www.example.com/sitemap.xml
• Até 55.000 URLs por ficheiro
• Podem ser vários ficheiros
• Existem formatos específicos para vídeo, noticias,
mobile, etc
<?xml version=”1.0” encoding=’UTF-8’?>
<urlset xmlns=’http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9’>
<url>
<loc>http://www.mysite.com/</loc>
<lastmod>1987-05-25</lastmod>
<changefreq>monthly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
</urlset>
Mais informação: http://www.sitemaps.org/faq.html
21. • URLs com keywords ajudam aos rankings
• Separar as keywords no URL com –
• Evitar parâmetros nos URL
• URLs escritos em minúsculas
• URLs não muito extensos
• Os utilizadores navegam manipulando os URLs
• É preferível uma subdirectoria a um subdomínio
22. • Evitar subniveis com muita profundidade (até 4)
• Estruturas hierárquicas são boas para a navegação
(tanto para bots, como utilizadores)
• Estruturas hierárquicas potenciam a probabilidade de
breadcrumbs e sitelinks nos snippets dos SERPs
• Não devem existir páginas órfãs
• Colocar o JavaScript e o CSS em ficheiros externos
23. HTTP status codes
• 200 – tudo ok
• 301 – movido permanentemente
• 302 – movido temporariamente
• 304 – não modificado
• 404 – não existe
• 500 – Houston, we have a problem
24. Redirect 301 /oldpage.html http://www.example.com/newpage.html
# If your site can be accessed both with and without the 'www.' prefix, you
# can use one of the following settings to redirect users to your preferred
# URL, either WITH or WITHOUT the 'www.' prefix. Choose ONLY one option:
#
# To redirect all users to access the site WITH the 'www.' prefix,
# (http://example.com/... will be redirected to http://www.example.com/...)
# uncomment the following:
# RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www. [NC]
# RewriteRule ^ http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]
#
# To redirect all users to access the site WITHOUT the 'www.' prefix,
# (http://www.example.com/... will be redirected to http://example.com/...)
# uncomment the following:
# RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.+)$ [NC]
# RewriteRule ^ http://%1%{REQUEST_URI} [L,R=301]
25. • Input Forms
• Session IDs no URL
• Páginas bloqueadas com Cookies
• Frames
• Iframes
• Logins
• Javascript
• Flash
• Silverlight
• Ajax
26. • Muitas páginas e categorias para obter ranking
• Sites E-Commerce = Mais difícil obter links
• Pouco conteúdo original e editorial
• Conteúdo duplicado (versões do mesmo produto/
opções de visualização, etc. )
• Sistemas/Software pouco flexíveis e complexos
27. • Link Building interno • URLs amigáveis com
keywords
• Landing Pages por marca
• Produtos descontinuados -
• Listar produtos relacionados 301 Redirect ou manter com
• Não usar a descrição do links para produtos
fabricante relacionados
• Títulos únicos • XML Sitemap (páginas,
produtos, imagens, mobile)
• Meta Descriptions
• Blog atualizado
• Navegação estrutural
(breadcrumbs) • Vídeos
• Navegação facetada • Site rápido
• Imagens otimizadas (alt tag, • Permitir comentários e reviews
nome do ficheiro, contexto) • Rich snippets (microdata,
• URLs únicos – canonical tag microformats, RDFa)
29. • O Google usa a velocidade de carregamento das páginas
como um dos factores
• Os bots indexam mais páginas se elas carregarem mais
rápido
30. • Campanhas e descontos • Cupões de desconto nos
sites do tema
• Bloguers (reviews, ofertas,
imagens) • Produtos “estranhos” atraem
links
• Press Releases
• Vídeos dos produtos
• Links para as categorias dos
produtos • Links de Parceiros e
Fornecedores
• Infográficos (comparações,
curiosidades, etc.) • Feeds para comparadores
de preços
• Botões sociais (Pinterest,
Facebook, Twitter, Google+) • Blog com dicas e análises
• Social Media links • Comentários sites de nicho
(fóruns, blogs, etc)
• Programas de Afiliados
31. • Links quebrados
• Conteúdo duplicado
• Ficheiros eliminados ou perdidos
• Spam nos comentários
• Actualizações de segurança
• Analisar o tráfego
• SEO negativo
• Visitar o Google Webmaster Tools
32. • Texto ou links ocultos
• Keyword stuffing – encher as páginas ou tags de
keywords
• Cloaking - mostrar uma coisa ao bot e outra aos
utilizadores
• Doorway pages – páginas automatizadas com keywords
especificas
• Conteúdo duplicado propositado
• Carregar vírus, malware, phishing, etc
• Participar em redes de links / comprar links
• Exagerar na optimização
• Linkar para maus sites (usar nofollow)
Mais informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35769
33. SEM
Áudio &
Social
Vídeo
Marketing
Marketing
Landing Page Content
Optimization Marketing
Loja
Email Mobile
Marketing Marketing
Fóruns
SEO
Blogs
34. • Taxa de conversão • Lucro médio por compra
• Valor médio por • Faturação total
conversão
• Lucro total
• Dias e Visitas até à
• Margem de lucro global
conversão
• Quota de mercado
• Frequência das visitas
• Nº de visitantes pagos e
naturais
• Custo médio por
conversão
• Nº de conversões