SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 6
Baixar para ler offline
IRC-Espiritismo
Palestra
Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Tema: Capitalismo ou So-
cialismo? A Doutrina o-
pina?
Palestrante: Altivo Pam-
phiro
Rio de Janeiro
15/06/2001
IRC-Espiritismo
Organizadores da palestra:
Moderador: “Cacs” (nick: |moderador|)
"Médium digitador": “Soutinho” (nick: Altivo_Pamphiro)
Oração Inicial:
<|moderador|> Jesus, neste momento em que iniciamos mais uma
noite de estudos, agradecemos desde já a oportunidade de es-
tarmos todos juntos, para mais estes momentos de aprendizado.
Abençoe o nosso companheiro, amparando-o nas palavras que irá
nos dirigir. Que assim seja!
Apresentação do Palestrante:
<Altivo_Pamphiro> Sou Altivo Pamphiro, Presidente e médium do
Centro Espírita Léon Denis, em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro
- RJ. (t)
Perguntas/Respostas:
<|moderador|> [1] <cacs> - Altivo, como você vê o sistema de
governo no plano espiritual ? Tem alguma relação com socia-
lismo ou capitalismo ? Nosso Lar, por exemplo ? Como encarar
a idéia do bonus hora?
<Altivo_Pamphiro> O que sabemos pelas revelações mediúnicas é
que o sistema de "governo" no plano espiritual, é um misto de
sociedade livre com as limitações que o serviço impõe.
Aí observamos a validade da resposta que os Espíritos deram a
Kardec dizendo que o superior age irresistivelmente sobre a-
qule que está abaixo dele. Assim, um diretor de uma colônia
ou alguma cidade no plano espiritual, terá em seu favor a au-
toridade moral que acabará se impondo aos seus comandados.
IRC-Espiritismo
Vemos por exemplo em Nosso Lar, segundo nos diz André Luiz,
que o Governador é assistido por um colégio de 70 outros Es-
píritos. Seja esse número ou não, de colaboradores, André nos
mostra que não é um governo autocrático. Também se observa
que cada Ministro ou membro deste colégio tem a autonomia di-
tada pelo serviço de amparo aos homens desencarnados. Aí ve-
mos que não só há um trabalho direcionado como também o tra-
balhador maior (o Ministro) age no sentido de promover a so-
ciedade e não a ele. O que vemos na nossa realidade de reen-
carnados? Vemos os homens querendo tirar proveito próprio se-
não pessoal. O povo fica em segundo plano. No plano espiritu-
al o socorro é dado ao Espírito, o progresso também, e o de-
sencarnado fica feliz por poder participar deste processo e-
volutivo. Quanto ao bônus hora, me parece que André nos quis
dizer que somente os que trabalham tem direito a alguma coi-
sa. Creio que ele quis tirar de nossa mente qualquer resquí-
cio trazido pela Igreja Católica de ganharmos algo sem fazer
esforço, oferecendo apenas preces, missas, etc... (t)
<|moderador|> [2] - <Soutinho> - Como seria vista, sob a óti-
ca espírita, a premissa capitalista de acumulação de capital,
mesmo sendo realizadas por pessoas sabidamente de moral ele-
vada, mas que mantêm em seu poder mais do que necessita para
sua subsistência?
<Altivo_Pamphiro> Toda riqueza para ser multiplicada precisa
de um capital inicial. Uma acumulação de capital só se justi-
fica se for para multiplicar outras empresas e criar empre-
gos. Se o espírita tiver capital suficiente para isso, deve
aplicá-lo no sentido de criar novas riquezas para outras pes-
soas. (t)
<|moderador|> [3] - <Dilo-SC> - [Altivo_Pamphiro] , é uma co-
locação para o seu comentário: acho que todas as sociedades
se tornarão um dia socialistas, mas não por imposição do Es-
tado, mas sim através de um despertar da consciencia para os
valores cristãos, como a solidariedade, fraternidade e igual-
dade... assim não é por imposição estatal... o capitalismo
vai amadurecer e chegaremos a esse socialismo decorrente a
transformação moral dos individuos...
<Altivo_Pamphiro> Você está dentro da Doutrina Espírita como
se pode depreender. Cabe a todos nós lutarmos por estes ide-
ais na medida das nossas possibildiades e daquilo que estiver
ao nosso alcance fazer. Desde o pagamento justo aos nossos
empregados até mesmo vibrarmos pela chamada justiça social.
(t)
<|moderador|> [4] - <Soutinho> - Uma das maiores dificuldades
de implementação do socialismo/ comunismo preconizado por
IRC-Espiritismo
Marx foi a vaidade humana. Atingiremos em algum estágio de
evolução o fim de nossas vaidades, ou haverá um equilíbrio
entre elas e a justiça social?
<Altivo_Pamphiro> Acredito que haverá um equilíbrio en-
tres as personalidades e a justiça social. A esse respeito eu
devo dizer que talvez nos próximos 6 meses iremos publicar um
livro em que se mostra que Marx foi um homem que se interes-
sou pelo Espiritismo. O próprio Kardec fala sobre Marx no li-
vro "Obras Póstumas". Ele é citado como "M". Um dos nossos
amigos escritor está coligindo material a esse respeito e o
livro ficará interessantíssimo. (t)
<|moderador|> [5] - <cacs> - A panorâmica da política brasi-
leira não nos deixa uma boa opção na hora de votar. Qual o
critério para escolher um candidato ?
<Altivo_Pamphiro> Realmente o que estamos vendo é o exercício
do oportunismo em quase todos os políticos. Fica para nós a
possibilidade de votar naqueles homens que julgarmos os mais
moderados, determinados e voltados para o social. Mas, deve-
mos ter em conta o bom senso. Sabemos que existe um verdadei-
ro rolo compressor de certas classes politizadas. Agora mesmo
por esses dias, vimos a CPI do esporte dando no que deu. Cabe
a nós, quando votarmos outra vez, votar nos homens certos.
Aí, nós temos uma pergunta a fazer ? O espírita pode ou deve
ser candidato a algum posto eletivo ?
Ficamos assim: vocês crêem que um homem conseguirá superar
toda a máquina política que vemos existir no Congresso ? Mui-
tos espíritas falam em Bezerra de Menezes como político. Só
esquecem de falar que Bezerra quando se tornou espírita, dei-
xou a política. Em São Paulo, tivemos o Deputado Federal,
Freitas Nobre, já desencarnado e que lutou e lutou e ao que
sabemos não conseguiu gramdes coisas, salvo nas comissões em
que conseguiu trabalhar. Aqui no Rio, tivemos o Deputado Fe-
deral Eduardo Mascarenhas que tinha nítidas convicções espi-
ritualistas. Em conversa comigo várias vezes, nos dizia das
dificuldades em manter um trabalho de elevação na Câmara.
Ele lutou até o fim dos seus dias terrenos. Pergunto: Alguém
soube de algum trabalho na Câmara de Deputados feito por ele?
Ao que me parece os Deputados ditos Evangélicos formaram uma
bancada para conseguirem algo em favor da própria religião,
mas o que vemos ainda é o aproveitamento individualista sem
real proveito nem mesmo para os religiosos de sua categoria.
(t)
<|moderador|> [6] - <Soutinho> - Como o espiritismo encara o
comunismo russo e alemão, onde aparentemente a única coisa
"socializada" era a pobreza? Esse modelo socialmente lineari-
IRC-Espiritismo
zante, se implementado de forma correta, seria próximo de um
"ideal"?
<Altivo_Pamphiro> Não. Não seria o ideal, justamente porque
este tipo de socialismo não previa a riqueza. Eles nivelaram
por baixo toda a sociedade russa e a alemã oriental. O que
vimos quando caiu o predomínio do partido comunista russo e
alemão? Vimos um povo emprobecido que estava "doido" para ter
um mínimo de conforto e das pequenas alegrias do mundo oci-
dental. Todo o povo ficou feliz de início. Agora vemos que
eles lutam como nós estamos lutando há mais de 50 anos. Eles
estão em uma fase que nós já ultrapassamos. (t)
<|moderador|> [7] - <cacs> - Altivo, você pode nos falar um
pouco sobre o livro "Socialismo e Espiritismo"?
<Altivo_Pamphiro> Este é um dos grandes livros escritos por
Leon Denis. Na verdade é uma coletânea de artigos que Denis
escreveu sobre o assunto na Revista Espírita. A editora "O
Clarim" (Matão - São Paulo) fez uma edição muito boa. Em 98 o
Centro Espírita Leon Denis fez uma nova tradução dos artigos
de Denis com acréscimo de informações que não existem na edi-
ção do "Clarim".
Na edição do CELD incluímos artigos como: "Jaurés, Jean" Es-
piritualista. "Jaurés" é considerado nos dias de hoje como um
dos grandes democratas da França. A Câmara dos Deputados
Francesa, o considera como um dos maiores contribuidores para
a formação da democracia francesa.
Em nossa edição publicamos estes artigos, o que enriqueceu
bastante o livro. Este livro pode ser encomendado na livraria
do CELD. Maiores informações na homepage:
http://www.celd.org.br. (t)
<|moderador|> [8] - <Soutinho> - E a questão cubana? Apesar
de baseado num modelo arcaico e visivelmente falido, valoriza
a cultura, a saúde e a educação como pilares de sustentação
do governo. Não podemos esquecer também que esta filosofia é
sustentada, atualmente, por uma única pessoa (Fidel). Quanto
há de bom neste modelo, sob a ótica espírita?
<Altivo_Pamphiro> Fidel Castro resgatou a dignidade da nação
cubana. Por mais que se tenha queixas do homem, não se pode
deixar de observar que o líder levantou o moral do país. Suas
conquistas totalmente direcionadas para a educação e saúde,
visaram atender ao povo naquilo que o povo mais precisa: ter
boa saúde e acesso ao estudo. Mas, em parte pelo bloqueio e-
conômico americano e em parte por ser um país pobre sem ofe-
recer grandes recursos para o seu povo, Fidel não pôde dar a
nação cubana os meios de uma sobrevivência com um mínimo de
IRC-Espiritismo
conforto, de alegria e daquilo que se chama "objetos de pra-
zer" de uma sociedade moderna.
Lembremos que Cuba é um dos países que ainda fazem restrição
ao uso da Internet. (t)
<|moderador|> [9] - <Soutinho> - Os modelos capitalistas sel-
vagens, excludentes e centralizadores de riquezas, têm algum
sentido expiatório, para aqueles que vivem na linha de pobre-
za dos países que adotam este sistema?
<Altivo_Pamphiro> Com toda certeza. A dor provocada por esses
modelos realmente só tem razão de ser por conta da expiação
que alguns povos ainda tem que passar. (t)
Considerações Finais do Palestrante:
<Altivo_Pamphiro> Entendemos que o homem é um "animal" polí-
tico. Por isso, o espírita deve ter em mente as considerações
doutrinárias para usá-las na hora da votação e principalmente
para ter uma opinião formada acerca do assunto. Estudemos,
meditemos, e cheguemos a uma boa conclusão. (t)
Oração Final:
<cacs> Querido Pai, Mestre Jesus. Agradecemos por mais esta
abençoada oportunidade de aqui estarmos para discutir e a-
prender de um tema que faz parte da nosa vida cotidiana. Que
todos nós possamos cada vez mais despertar para o entendimen-
to das leis de Deus, para que possamos contribuir para a rea-
lização de um sistema de goversno qque esteja baseado nos en-
sinamentos deixado por Jesus.
Fortaleçamos a nossa fé, façamosa nossa parte, com a confi-
ança que o Senhor está sempre a nos sustentar. Obrigado por
mais esta noite. Graças a Deus. (t)

Mais conteúdo relacionado

Destaque

( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...
( Espiritismo)   # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...( Espiritismo)   # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...
( Espiritismo) # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...
( Espiritismo)   # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...( Espiritismo)   # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...
( Espiritismo) # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...
( Espiritismo)   # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...( Espiritismo)   # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...
( Espiritismo) # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...
( Espiritismo)   # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...( Espiritismo)   # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...
( Espiritismo) # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Espiritismo) # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural
( Espiritismo)   # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural( Espiritismo)   # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural
( Espiritismo) # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenaturalInstituto de Psicobiofísica Rama Schain
 

Destaque (20)

( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - tudo e vida
( Espiritismo)   # - adesio a machado - tudo e vida( Espiritismo)   # - adesio a machado - tudo e vida
( Espiritismo) # - adesio a machado - tudo e vida
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - o verdadeiro sentido do natal
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - o verdadeiro sentido do natal( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - o verdadeiro sentido do natal
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - o verdadeiro sentido do natal
 
( Espiritismo) # - agnaldo j duarte - por que espiritismo
( Espiritismo)   # - agnaldo j duarte - por que espiritismo( Espiritismo)   # - agnaldo j duarte - por que espiritismo
( Espiritismo) # - agnaldo j duarte - por que espiritismo
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - emancipacao da alma (sonhos, desdobram...
 
( Espiritismo) # - a e nosso lar - curso basico de espiritismo
( Espiritismo)   # - a e nosso lar - curso basico de espiritismo( Espiritismo)   # - a e nosso lar - curso basico de espiritismo
( Espiritismo) # - a e nosso lar - curso basico de espiritismo
 
( Espiritismo) # - agnaldo j duarte - por que espiritismo(1)
( Espiritismo)   # - agnaldo j duarte - por que espiritismo(1)( Espiritismo)   # - agnaldo j duarte - por que espiritismo(1)
( Espiritismo) # - agnaldo j duarte - por que espiritismo(1)
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - fatal encontro com a luz
( Espiritismo)   # - adesio a machado - fatal encontro com a luz( Espiritismo)   # - adesio a machado - fatal encontro com a luz
( Espiritismo) # - adesio a machado - fatal encontro com a luz
 
( Espiritismo) # - ademir l x junior - ritos e doutrina espirita
( Espiritismo)   # - ademir l x junior - ritos e doutrina espirita( Espiritismo)   # - ademir l x junior - ritos e doutrina espirita
( Espiritismo) # - ademir l x junior - ritos e doutrina espirita
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - suicidio
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - suicidio( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - suicidio
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - suicidio
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - ser, crer e crescer
( Espiritismo)   # - adesio a machado - ser, crer e crescer( Espiritismo)   # - adesio a machado - ser, crer e crescer
( Espiritismo) # - adesio a machado - ser, crer e crescer
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - carma, expiacoes e provas
( Espiritismo)   # - adesio a machado - carma, expiacoes e provas( Espiritismo)   # - adesio a machado - carma, expiacoes e provas
( Espiritismo) # - adesio a machado - carma, expiacoes e provas
 
( Espiritismo) # - alberto almeida - aborto
( Espiritismo)   # - alberto almeida - aborto( Espiritismo)   # - alberto almeida - aborto
( Espiritismo) # - alberto almeida - aborto
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - o espirita perante a politica
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - o espirita perante a politica( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - o espirita perante a politica
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - o espirita perante a politica
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - curas espirituais
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - curas espirituais( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - curas espirituais
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - curas espirituais
 
( Espiritismo) # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...
( Espiritismo)   # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...( Espiritismo)   # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...
( Espiritismo) # - adesio a machado - interferencia dos espiritos em nossa ...
 
( Espiritismo) # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...
( Espiritismo)   # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...( Espiritismo)   # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...
( Espiritismo) # - alexandre f fonseca - o que seria pureza doutrinaria seg...
 
( Espiritismo) # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...
( Espiritismo)   # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...( Espiritismo)   # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...
( Espiritismo) # - alexandre fonseca - fisica quantica e espiritismo, um al...
 
( Espiritismo) # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...
( Espiritismo)   # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...( Espiritismo)   # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...
( Espiritismo) # - aluney e a silva - atividade noturna do espirito, desdob...
 
( Espiritismo) # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural
( Espiritismo)   # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural( Espiritismo)   # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural
( Espiritismo) # - alfred r wallace - o aspecto cientifico do sobrenatural
 

Semelhante a IRC-Espiritismo: Capitalismo ou Socialismo? A opinião doutrinária

( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
Necessidade da Organização - Mikhail Bakunin
Necessidade da Organização - Mikhail BakuninNecessidade da Organização - Mikhail Bakunin
Necessidade da Organização - Mikhail BakuninBlackBlocRJ
 
Jb news informativo nr. 0303
Jb news   informativo nr. 0303Jb news   informativo nr. 0303
Jb news informativo nr. 0303JB News
 
Jb news informativo nr. 0264
Jb news   informativo nr. 0264Jb news   informativo nr. 0264
Jb news informativo nr. 0264JB News
 
Atualizacao vi - mensagem
Atualizacao vi - mensagemAtualizacao vi - mensagem
Atualizacao vi - mensagemfa_alima78
 
61. -MFS- Sobre Deus.pdf
61. -MFS- Sobre Deus.pdf61. -MFS- Sobre Deus.pdf
61. -MFS- Sobre Deus.pdfCleiaPaiva1
 
Sugestão Jornada 2008 Apocalipse E Os Problemas Humanos
Sugestão   Jornada 2008   Apocalipse E Os Problemas HumanosSugestão   Jornada 2008   Apocalipse E Os Problemas Humanos
Sugestão Jornada 2008 Apocalipse E Os Problemas HumanosNorberto Tomasini Jr
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2jmeirelles
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2jmeirelles
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2jmeirelles
 
Activisionismo um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020
Activisionismo   um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020Activisionismo   um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020
Activisionismo um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020Sérgio dos Céus Nelson
 
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no Brasil
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no BrasilRobson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no Brasil
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no BrasilPR. ROBSON FERNANDES
 

Semelhante a IRC-Espiritismo: Capitalismo ou Socialismo? A opinião doutrinária (20)

( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - as consequencias do espiritismo para a...
 
Necessidade da Organização - Mikhail Bakunin
Necessidade da Organização - Mikhail BakuninNecessidade da Organização - Mikhail Bakunin
Necessidade da Organização - Mikhail Bakunin
 
Apostila 14
Apostila 14Apostila 14
Apostila 14
 
Teologia 14
Teologia 14Teologia 14
Teologia 14
 
éTica cristã 2010.2 puc-rio
éTica cristã 2010.2 puc-rioéTica cristã 2010.2 puc-rio
éTica cristã 2010.2 puc-rio
 
Jb news informativo nr. 0303
Jb news   informativo nr. 0303Jb news   informativo nr. 0303
Jb news informativo nr. 0303
 
Livro Semente Para Um G Igante
Livro Semente Para Um G IganteLivro Semente Para Um G Igante
Livro Semente Para Um G Igante
 
Jb news informativo nr. 0264
Jb news   informativo nr. 0264Jb news   informativo nr. 0264
Jb news informativo nr. 0264
 
Niver_SEB_ Extinção.pptx
Niver_SEB_ Extinção.pptxNiver_SEB_ Extinção.pptx
Niver_SEB_ Extinção.pptx
 
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - a missao espiritual do brasil
( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - a missao espiritual do brasil( Espiritismo)   # - altivo pamphiro - a missao espiritual do brasil
( Espiritismo) # - altivo pamphiro - a missao espiritual do brasil
 
Atualizacao vi - mensagem
Atualizacao vi - mensagemAtualizacao vi - mensagem
Atualizacao vi - mensagem
 
61. -MFS- Sobre Deus.pdf
61. -MFS- Sobre Deus.pdf61. -MFS- Sobre Deus.pdf
61. -MFS- Sobre Deus.pdf
 
Sugestão Jornada 2008 Apocalipse E Os Problemas Humanos
Sugestão   Jornada 2008   Apocalipse E Os Problemas HumanosSugestão   Jornada 2008   Apocalipse E Os Problemas Humanos
Sugestão Jornada 2008 Apocalipse E Os Problemas Humanos
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2
 
Diante da multidão 2
Diante da multidão 2Diante da multidão 2
Diante da multidão 2
 
Activisionismo um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020
Activisionismo   um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020Activisionismo   um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020
Activisionismo um ensaio em volta da reconstrucao social - 2020
 
Estado br..
Estado br..Estado br..
Estado br..
 
Descrecimento web
Descrecimento webDescrecimento web
Descrecimento web
 
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no Brasil
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no BrasilRobson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no Brasil
Robson T. Fernandes - Porque eu defendo uma intervenção militar no Brasil
 

Mais de Instituto de Psicobiofísica Rama Schain

( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...Instituto de Psicobiofísica Rama Schain
 

Mais de Instituto de Psicobiofísica Rama Schain (20)

( Espiritismo) # - influencia do meio
( Espiritismo)   # - influencia do meio( Espiritismo)   # - influencia do meio
( Espiritismo) # - influencia do meio
 
( Espiritismo) # - estudando a mediunidade
( Espiritismo)   # - estudando a mediunidade( Espiritismo)   # - estudando a mediunidade
( Espiritismo) # - estudando a mediunidade
 
( Espiritismo) # - ectoplasma mediunidade de efeitos fisicos
( Espiritismo)   # - ectoplasma mediunidade de efeitos fisicos( Espiritismo)   # - ectoplasma mediunidade de efeitos fisicos
( Espiritismo) # - ectoplasma mediunidade de efeitos fisicos
 
( Apometria) apometria em casa
( Apometria)   apometria em casa( Apometria)   apometria em casa
( Apometria) apometria em casa
 
( Apometria) apometria em casa(1)
( Apometria)   apometria em casa(1)( Apometria)   apometria em casa(1)
( Apometria) apometria em casa(1)
 
( Apometria) apometria e a cura quantica 2
( Apometria)   apometria e a cura quantica 2( Apometria)   apometria e a cura quantica 2
( Apometria) apometria e a cura quantica 2
 
( Apometria) apometria e a cura quantica 2(2)
( Apometria)   apometria e a cura quantica 2(2)( Apometria)   apometria e a cura quantica 2(2)
( Apometria) apometria e a cura quantica 2(2)
 
( Apometria) apometria e a cura quantica 2(1)
( Apometria)   apometria e a cura quantica 2(1)( Apometria)   apometria e a cura quantica 2(1)
( Apometria) apometria e a cura quantica 2(1)
 
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
 
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...( Apometria)   amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
( Apometria) amag ramgis - oracao inicial para pedir protecao trabalho de a...
 
( Apometria) a importancia da reforma intima no tratamento de apometria
( Apometria)   a importancia da reforma intima no tratamento de apometria( Apometria)   a importancia da reforma intima no tratamento de apometria
( Apometria) a importancia da reforma intima no tratamento de apometria
 
( Apometria) alexandre d c lima - apometria cosmica # nivel basico
( Apometria)   alexandre d c lima - apometria cosmica # nivel basico( Apometria)   alexandre d c lima - apometria cosmica # nivel basico
( Apometria) alexandre d c lima - apometria cosmica # nivel basico
 
50209564 20090319-apost-taiji
50209564 20090319-apost-taiji50209564 20090319-apost-taiji
50209564 20090319-apost-taiji
 
49579762 apostila-mod-3
49579762 apostila-mod-349579762 apostila-mod-3
49579762 apostila-mod-3
 
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
47930901 37060761-apostila-auriculo-francesa
 
47477314 budo-1
47477314 budo-147477314 budo-1
47477314 budo-1
 
46879180 revista-homo-optimus-nu-07
46879180 revista-homo-optimus-nu-0746879180 revista-homo-optimus-nu-07
46879180 revista-homo-optimus-nu-07
 
46265526 6985232-fundamentos-da-medicina-tradicional-chinesa
46265526 6985232-fundamentos-da-medicina-tradicional-chinesa46265526 6985232-fundamentos-da-medicina-tradicional-chinesa
46265526 6985232-fundamentos-da-medicina-tradicional-chinesa
 
44970137 ana vitoriavieiramonteiro-xamanismoarteextase
44970137 ana vitoriavieiramonteiro-xamanismoarteextase44970137 ana vitoriavieiramonteiro-xamanismoarteextase
44970137 ana vitoriavieiramonteiro-xamanismoarteextase
 
44938076 moxa
44938076 moxa44938076 moxa
44938076 moxa
 

IRC-Espiritismo: Capitalismo ou Socialismo? A opinião doutrinária

  • 1. IRC-Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Capitalismo ou So- cialismo? A Doutrina o- pina? Palestrante: Altivo Pam- phiro Rio de Janeiro 15/06/2001
  • 2. IRC-Espiritismo Organizadores da palestra: Moderador: “Cacs” (nick: |moderador|) "Médium digitador": “Soutinho” (nick: Altivo_Pamphiro) Oração Inicial: <|moderador|> Jesus, neste momento em que iniciamos mais uma noite de estudos, agradecemos desde já a oportunidade de es- tarmos todos juntos, para mais estes momentos de aprendizado. Abençoe o nosso companheiro, amparando-o nas palavras que irá nos dirigir. Que assim seja! Apresentação do Palestrante: <Altivo_Pamphiro> Sou Altivo Pamphiro, Presidente e médium do Centro Espírita Léon Denis, em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro - RJ. (t) Perguntas/Respostas: <|moderador|> [1] <cacs> - Altivo, como você vê o sistema de governo no plano espiritual ? Tem alguma relação com socia- lismo ou capitalismo ? Nosso Lar, por exemplo ? Como encarar a idéia do bonus hora? <Altivo_Pamphiro> O que sabemos pelas revelações mediúnicas é que o sistema de "governo" no plano espiritual, é um misto de sociedade livre com as limitações que o serviço impõe. Aí observamos a validade da resposta que os Espíritos deram a Kardec dizendo que o superior age irresistivelmente sobre a- qule que está abaixo dele. Assim, um diretor de uma colônia ou alguma cidade no plano espiritual, terá em seu favor a au- toridade moral que acabará se impondo aos seus comandados.
  • 3. IRC-Espiritismo Vemos por exemplo em Nosso Lar, segundo nos diz André Luiz, que o Governador é assistido por um colégio de 70 outros Es- píritos. Seja esse número ou não, de colaboradores, André nos mostra que não é um governo autocrático. Também se observa que cada Ministro ou membro deste colégio tem a autonomia di- tada pelo serviço de amparo aos homens desencarnados. Aí ve- mos que não só há um trabalho direcionado como também o tra- balhador maior (o Ministro) age no sentido de promover a so- ciedade e não a ele. O que vemos na nossa realidade de reen- carnados? Vemos os homens querendo tirar proveito próprio se- não pessoal. O povo fica em segundo plano. No plano espiritu- al o socorro é dado ao Espírito, o progresso também, e o de- sencarnado fica feliz por poder participar deste processo e- volutivo. Quanto ao bônus hora, me parece que André nos quis dizer que somente os que trabalham tem direito a alguma coi- sa. Creio que ele quis tirar de nossa mente qualquer resquí- cio trazido pela Igreja Católica de ganharmos algo sem fazer esforço, oferecendo apenas preces, missas, etc... (t) <|moderador|> [2] - <Soutinho> - Como seria vista, sob a óti- ca espírita, a premissa capitalista de acumulação de capital, mesmo sendo realizadas por pessoas sabidamente de moral ele- vada, mas que mantêm em seu poder mais do que necessita para sua subsistência? <Altivo_Pamphiro> Toda riqueza para ser multiplicada precisa de um capital inicial. Uma acumulação de capital só se justi- fica se for para multiplicar outras empresas e criar empre- gos. Se o espírita tiver capital suficiente para isso, deve aplicá-lo no sentido de criar novas riquezas para outras pes- soas. (t) <|moderador|> [3] - <Dilo-SC> - [Altivo_Pamphiro] , é uma co- locação para o seu comentário: acho que todas as sociedades se tornarão um dia socialistas, mas não por imposição do Es- tado, mas sim através de um despertar da consciencia para os valores cristãos, como a solidariedade, fraternidade e igual- dade... assim não é por imposição estatal... o capitalismo vai amadurecer e chegaremos a esse socialismo decorrente a transformação moral dos individuos... <Altivo_Pamphiro> Você está dentro da Doutrina Espírita como se pode depreender. Cabe a todos nós lutarmos por estes ide- ais na medida das nossas possibildiades e daquilo que estiver ao nosso alcance fazer. Desde o pagamento justo aos nossos empregados até mesmo vibrarmos pela chamada justiça social. (t) <|moderador|> [4] - <Soutinho> - Uma das maiores dificuldades de implementação do socialismo/ comunismo preconizado por
  • 4. IRC-Espiritismo Marx foi a vaidade humana. Atingiremos em algum estágio de evolução o fim de nossas vaidades, ou haverá um equilíbrio entre elas e a justiça social? <Altivo_Pamphiro> Acredito que haverá um equilíbrio en- tres as personalidades e a justiça social. A esse respeito eu devo dizer que talvez nos próximos 6 meses iremos publicar um livro em que se mostra que Marx foi um homem que se interes- sou pelo Espiritismo. O próprio Kardec fala sobre Marx no li- vro "Obras Póstumas". Ele é citado como "M". Um dos nossos amigos escritor está coligindo material a esse respeito e o livro ficará interessantíssimo. (t) <|moderador|> [5] - <cacs> - A panorâmica da política brasi- leira não nos deixa uma boa opção na hora de votar. Qual o critério para escolher um candidato ? <Altivo_Pamphiro> Realmente o que estamos vendo é o exercício do oportunismo em quase todos os políticos. Fica para nós a possibilidade de votar naqueles homens que julgarmos os mais moderados, determinados e voltados para o social. Mas, deve- mos ter em conta o bom senso. Sabemos que existe um verdadei- ro rolo compressor de certas classes politizadas. Agora mesmo por esses dias, vimos a CPI do esporte dando no que deu. Cabe a nós, quando votarmos outra vez, votar nos homens certos. Aí, nós temos uma pergunta a fazer ? O espírita pode ou deve ser candidato a algum posto eletivo ? Ficamos assim: vocês crêem que um homem conseguirá superar toda a máquina política que vemos existir no Congresso ? Mui- tos espíritas falam em Bezerra de Menezes como político. Só esquecem de falar que Bezerra quando se tornou espírita, dei- xou a política. Em São Paulo, tivemos o Deputado Federal, Freitas Nobre, já desencarnado e que lutou e lutou e ao que sabemos não conseguiu gramdes coisas, salvo nas comissões em que conseguiu trabalhar. Aqui no Rio, tivemos o Deputado Fe- deral Eduardo Mascarenhas que tinha nítidas convicções espi- ritualistas. Em conversa comigo várias vezes, nos dizia das dificuldades em manter um trabalho de elevação na Câmara. Ele lutou até o fim dos seus dias terrenos. Pergunto: Alguém soube de algum trabalho na Câmara de Deputados feito por ele? Ao que me parece os Deputados ditos Evangélicos formaram uma bancada para conseguirem algo em favor da própria religião, mas o que vemos ainda é o aproveitamento individualista sem real proveito nem mesmo para os religiosos de sua categoria. (t) <|moderador|> [6] - <Soutinho> - Como o espiritismo encara o comunismo russo e alemão, onde aparentemente a única coisa "socializada" era a pobreza? Esse modelo socialmente lineari-
  • 5. IRC-Espiritismo zante, se implementado de forma correta, seria próximo de um "ideal"? <Altivo_Pamphiro> Não. Não seria o ideal, justamente porque este tipo de socialismo não previa a riqueza. Eles nivelaram por baixo toda a sociedade russa e a alemã oriental. O que vimos quando caiu o predomínio do partido comunista russo e alemão? Vimos um povo emprobecido que estava "doido" para ter um mínimo de conforto e das pequenas alegrias do mundo oci- dental. Todo o povo ficou feliz de início. Agora vemos que eles lutam como nós estamos lutando há mais de 50 anos. Eles estão em uma fase que nós já ultrapassamos. (t) <|moderador|> [7] - <cacs> - Altivo, você pode nos falar um pouco sobre o livro "Socialismo e Espiritismo"? <Altivo_Pamphiro> Este é um dos grandes livros escritos por Leon Denis. Na verdade é uma coletânea de artigos que Denis escreveu sobre o assunto na Revista Espírita. A editora "O Clarim" (Matão - São Paulo) fez uma edição muito boa. Em 98 o Centro Espírita Leon Denis fez uma nova tradução dos artigos de Denis com acréscimo de informações que não existem na edi- ção do "Clarim". Na edição do CELD incluímos artigos como: "Jaurés, Jean" Es- piritualista. "Jaurés" é considerado nos dias de hoje como um dos grandes democratas da França. A Câmara dos Deputados Francesa, o considera como um dos maiores contribuidores para a formação da democracia francesa. Em nossa edição publicamos estes artigos, o que enriqueceu bastante o livro. Este livro pode ser encomendado na livraria do CELD. Maiores informações na homepage: http://www.celd.org.br. (t) <|moderador|> [8] - <Soutinho> - E a questão cubana? Apesar de baseado num modelo arcaico e visivelmente falido, valoriza a cultura, a saúde e a educação como pilares de sustentação do governo. Não podemos esquecer também que esta filosofia é sustentada, atualmente, por uma única pessoa (Fidel). Quanto há de bom neste modelo, sob a ótica espírita? <Altivo_Pamphiro> Fidel Castro resgatou a dignidade da nação cubana. Por mais que se tenha queixas do homem, não se pode deixar de observar que o líder levantou o moral do país. Suas conquistas totalmente direcionadas para a educação e saúde, visaram atender ao povo naquilo que o povo mais precisa: ter boa saúde e acesso ao estudo. Mas, em parte pelo bloqueio e- conômico americano e em parte por ser um país pobre sem ofe- recer grandes recursos para o seu povo, Fidel não pôde dar a nação cubana os meios de uma sobrevivência com um mínimo de
  • 6. IRC-Espiritismo conforto, de alegria e daquilo que se chama "objetos de pra- zer" de uma sociedade moderna. Lembremos que Cuba é um dos países que ainda fazem restrição ao uso da Internet. (t) <|moderador|> [9] - <Soutinho> - Os modelos capitalistas sel- vagens, excludentes e centralizadores de riquezas, têm algum sentido expiatório, para aqueles que vivem na linha de pobre- za dos países que adotam este sistema? <Altivo_Pamphiro> Com toda certeza. A dor provocada por esses modelos realmente só tem razão de ser por conta da expiação que alguns povos ainda tem que passar. (t) Considerações Finais do Palestrante: <Altivo_Pamphiro> Entendemos que o homem é um "animal" polí- tico. Por isso, o espírita deve ter em mente as considerações doutrinárias para usá-las na hora da votação e principalmente para ter uma opinião formada acerca do assunto. Estudemos, meditemos, e cheguemos a uma boa conclusão. (t) Oração Final: <cacs> Querido Pai, Mestre Jesus. Agradecemos por mais esta abençoada oportunidade de aqui estarmos para discutir e a- prender de um tema que faz parte da nosa vida cotidiana. Que todos nós possamos cada vez mais despertar para o entendimen- to das leis de Deus, para que possamos contribuir para a rea- lização de um sistema de goversno qque esteja baseado nos en- sinamentos deixado por Jesus. Fortaleçamos a nossa fé, façamosa nossa parte, com a confi- ança que o Senhor está sempre a nos sustentar. Obrigado por mais esta noite. Graças a Deus. (t)