SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 8
http://www.quatrocantos.com/lendas/26a_aspartame.htm

                      Os perigos do Aspartame


Sent: Sunday, September 02, 2007 5:21 PM
Subject: Sobre o artigo do aspartame.


Sobre a matéria : http://www.quatrocantos.com/ lendas/
26a_aspartame.htm

Realmente a conclusão é essa mesmo: o que circula é meio lenda meio
verídico, mas vale comentar que se
deveria incluir que durante a gravidez recomenda-se uma dieta sem
fenilalanina para evitar que a substância atravesse a placenta e lese o
cérebro futuro bebê.

Não sou médica nem pretendo passar essa informação sendo uma
verdade absoluta, mas estou grávida e meu médico ginecologista me
fez mil recomendações sobre o aspartame. No entanto não fez restrição
ao consumo de outro adoçante.

Então fica aí a idéia para que em novas pesquisas vocês possam
complementar este artigo... dando uma força pras grávidas! ;)

beijos

Cristina


Sent: Thursday, June 28, 2007 9:41 AM
Subject: Aspartame


Recebi a mensagem abaixo. Consultei o site da quatrocantos e
realmente há referência sobre aspartame e esclerose multipla. Ai resolvi
procurar por Russel Blaylock e encontrei o mesmo artigo escrito por
Nancy Marckle citando Russel Blaylock.

Ainda há várias citações sobre este médico neurocirirgião.

Não sei se já consultaram mas o documento está disponível em:
http://www.jakobi. com.br/aspartame.htm

No endereço encontra-se outro artigo da doutora Marckle publicada na
revista quot;Isto Équot; de 22/09/1999 (http://acd.ufrj.br/ consumo/ leituras/
ld_ie990922.htm)

É dificil julgar a veracidade das fatos porque não se trata de artigo
científico mas afirmações de que ocoorrem esta ou aquela patologias
nas pessoas que consomem o produto, sem dados experimentais ou
epidemiológicos.

São como os artigos contra os trangênicos que até hoje foram
registrados apenas dois casos de acidentes, uma com soja com gens
de castanha do Pará cprovocando alergias e outro causando mais de
uma centena de mortes por causa de suprimento de triptofano
produzido por bactérias trangênicas.

As bactérias produziam triptofano eficientemente mas após determinada
concentração do produto, passavam a produzir produtos tóxicos. Até
hoje não se registrou nada contra a soja trangênica, motivo de grandes
polêmicas no Brasil que os políticos andam faturando sobre o assunto
no Congresso.

Na verdade, o único problema é as grandes empresas como a
Montesanto, tradicional produtora de agrotóxico cuja as patentes
caducaram e perceberam o fim da era dos agrotóxicos deterem a
propriedade das sementes.

Não sei com que interesse, mas provavelmente exista grandes
corporações financiando as ONG´s da vida para fazer alardes sobre
produtos como aspartame e trangênicos

Massami


Sent: Saturday, May 26, 2007 12:13 PM
Subject: Aspartame

Não considero a lista de doenças supostamente divulgada por Betty
Martini (?) e que aponta como causa a ingestão deste adoçante, tão
exagerada, como sugere o vosso artigo, pois se relaciona apenas às
doenças típicas de um sistema nervoso avariado. Não vi nenhuma
associação ao nó na tripa gaiteira etc. conforme citado de modo jocoso
em vossa página. Também desconheço algum estudo sério que prove o
contrário.

Vocês conhecem dois vilões do passado: a manteiga e o ovo ? Foram
reabilitados recentemente, depois de milhões de mortes causadas pela
margarina e pelos remédios contra o colesterol. Lembro ainda, como
testemunha pessoal, da época em que além do ovo e da manteiga
também o azeite de oliva estava na lista negra dos médicos, há apenas
15/20 anos atrás. Dá pra ser sério?

Se a FDA e a AMA norte-americanas são sujas ? Basta ver os nomes
dos dirigentes destas organizações.Confiram na internet.
Organizações que defendem e obrigam o emprego de procedimentos
assassinos e inefetivos como a quimioterapia e a radioterapia, há mais
de 80 anos, não necessitam de maiores credenciais sujas para
classificá-las.

Lembro de muitos infelizes que me eram caros e que depois de
retalhados, envenenados, ludibriados e expoliados moral e
financeiramente passaram para as estatísticas médicas como quot;falência
múltipla de órgãosquot;, quot;insuficiência respiratóriaquot;, quot;pneumoniaquot; etc. e
constam na lista dos curados pela quimio e radio pois suportaram estes
quot;tratamentosquot; da medicina quot;modernaquot; por mais de 5 anos.

A causa do câncer já foi descoberta (pasmem!!) e só vai sair a público
dentro de 30 ou mais anos quando não der mais para ocultar. O
problema é que a cura não é patenteável e é barata.

Cordiais Saudações,
Cassio


Sent: Saturday, January 27, 2007 10:20 PM
Subject: sobre o aspartame

Olá.

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela idéia de criar um site para
desconstruir esses mitos que rolam pela internet.

Bom, meu nome é Thiago, sou estudante de biomedicina da
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ao ler o texto original eu fiquei com algumas duvidas. O Aspartame
seria uma substancia ou uma solução com a mistura de várias
substancias?
Ele contém metanol? porque se contiver realmente é uma susbtância
altamente tóxica, mas não lenta, mata rápido e eu acho pouco provavel
que nada tenha sido comentado na mídia sobre isso.

Outra questão é sobre o comentário de uma pessoa que fala sobre crise
de pânico. É o seguinte, a fenilalanina n é uma enzima, é um
aminoácido (pra quem não sabe, enzima é uma proteína e uma proteína
é uma estrutura com mais de 100 aminoácidos) que realmente algumas
pessoas não conseguem metabolizar e podem ter problemas
neurologicos relacionados. Porém, se a aconteceram esse problemas
relatados, ele não deveria culpar o aspartame, deveria culpar o médico
que realizou o parto de sua mãe, pois é um exame de praxe após o
nascimento nos hospital, a falta dessa enzima se identifica pelo quot;teste
do pezinhoquot;, até porque, a fenilalanina não tem só em alimentos
dietéticos.

Uma coisa estranha é ele relatar esse problema só quando adulto
porque o acúmulo de fenilalanina duranta a infancia causa
retardamento mental, e é improvavel que ele não tenha ingerido
grandes alimentos com tal substância.

Bom, é isso, abraços


Sent: Friday, June 06, 2003 11:01 PM
Subject: Aspartame

Prezados Senhores:

Concordo com os senhores que existe muita palhaçada e que 90% do
que roda na 'net não passa de lixo. Mas não tenho como refugar a
minha própria experiência pessoal.

Há cerca de 8 anos, comecei a sentir vertigens ao acordar. Levantava-
me e sentia tudo rodar. Tinha que voltar para a cama e esperar alguns
minutos. Fiquei, obviamente, muito preocupado. Fiz exames com o Dr.
Roberto Martinho da Rocha, um dos mais reputados otorrinos do Brasil.
Fiz também uma tomografia no Hospital Pedro Ernesto, onde fui muito
bem atendido, pois sou professor de Análise Estrutural I e II na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Não foi detectada uma
causa específica para o problema e as vertigens continuavam.

Sem nenhuma idéia preconcebida e até mesmo sem qualquer
informação sobre a possibilidade do problema estar ligado a algum
alimento, comecei a pesquisar na Internet sobre o assunto. Descobri
milhares de páginas, que falavam da ligação aspartame&vertigem. Na
época, tomava direto, no almoço e no jantar, Coca Light, um produto
com aspastarme. Não acreditei muito na ligação, até porque a FDA
autorizara o aspartame sem restrições e eu sabia da seriedade e
reputação desse órgão do governo americano.

Mas como as vertigens continuavam, resolvi, quot;just in casequot;, parar de
consumir aspartame. Meus problemas foram diminuindo e em dois
meses eu não tinha mais qualquer traço de vertigem. Acordava muito
bem, sem qualquer tontura. Conversei com vários médicos a respeito
do assunto e eles me disseram que quot;algunsquot; pacientes não toleram bem
o produto. Ou seja, para mim, aspartame é veneno.

Cabe aqui lembrar que no Cáucaso (sul da Rússia), onde não são
consumidos produtos industrializados, ocorrem os maiores índices de
longevidade do planeta. Lá, os macróbios morrem de velhice, quase ou
já centenários, sem qualquer traço de câncer. Compare com a saúde
dos ricos americanos, consumidores de porcarias industrializadas. Será
que não dá para parar e pensar um pouco?

Um abraço,

Paulo
ppinto@rest.com.br



www.pauser.hpg.ig.com.br


Sent: Monday, December 09, 2002 3:50 PM
Subject: Re: Aspartame (Muitissimo Importante)

...

Um trecho diz que quot;O New York Times, em 15 de Novembro de 1996,
publicou um artigo a respeito de como a Associação Americana de
Dietética recebe dinheiro da indústria Alimentícia para endossar seus
produtosquot;.

Fui no site no New York Times e nada encontrei em todo o ano de
1996: There were no matches for your search quot;American Dietetic
Associationquot; in Full Article from 01/01/1996 to 12/31/1996.

Grato,

Hugo


Sent: Sunday, December 23, 2001 9:35 AM
Subject: Aspartame X Pânico.

Prezado Dr. Gevilacio.

Li, com muita curiosidade, sua reportagem na defesa do Aspartame.
Permita-me relatar a MINHA PRÓPRIA experiência.

Até 1988 residia em um condomínio próximo a B.Hte. Nessa época, saí
de uma vida saudável com muito exercício físico para residir em um
apartamento em B. Hte. Claro que com esta mudança de vida, comecei
a engordar e portanto, consumir a famosa Coca-Diet...

Começou o meu calvário.

Um belo dia, veio uma dor no peito, uma sensação de morte, medo
terrível. Em 30 dias, sai de um apartamento no 12* andar para um no 1*
andar, pelo medo de estar perdendo a razão, tamanha reviravolta em
minha vida. Minhas 3 motos, tive de vendê-las, não mais conseguia
andar, pelo medo de cair e morrer e bambem pela sensação de tonteira
permanente.

Consulta daqui, consulta dali, parei na terapia.

Diagnóstico?

Síndrome do Pânico...

Logo eu???

Há dois meses antes do ocorrido, saia de manhã de moto daqui, rodava
570 km até Cabo Frio, resolvia os meus problemas com o meu sócio e
às 8:00 da noite já estava de volta aqui depois de mais 570 km... Então,
o choque maior foi o meu.

Anos de terapia, anti-depressivos, e ataques no trânsito.

Bom, uns 3 anos atrás, resolvemos proibir refrigerante aqui em casa
durante a semana, a meninada estava abusando. Só nos fins de
semana.

E aí começou o meu calvário fim-de-semana.

Voltava do sítio no domingo a noite péssimo, melhorava nos meio da
semana e lá vinha ataque de fim de semana. Achando interessante, até
a possibilidade de quot;caveira de burroquot; enterrada lá pelo sítio, conversei a
respeito com o meu médico, onde veio a suspeita que a Coca-Cola
(meu refrigerante preferido) pudesse estar me fazendo mal, a Coca em
geral, nada de pensar na Diet.

Daí, passei a evitar a Coca e passei a consumir apenas Guaraná
Antártica Diet. Daí, como num passe de mágica, voilá! Sumiu pânico,
suadeira, disparo no coração, sensação e medo de morrer, tremedeira,
tonteira.

Já passei a ter vontade de viajar novamente, uma felicidade (que o diga
minha esposa, coitada...)!

Bem, isso era abril/maio de 1998. Quando fomos em férias em
janeiro/1999 para Cabo Frio, não encontrei o guaraná Antártica
(sacarina) e assim comprei o guaraná Brahma (aspartame).

Batata, já diríamos! Bastou terminar o lanche lá em meu apartamento e
as vistas começarem a escurecer. Meu cunhado me pegou tipo no ar, já
ia caindo, fomos a cozinha e enfiei a cabeça debaixo da torneira, medo
sensação de morte, tremedeira, imediatas!

Liguei imediatamente para o Dr. Ildeu, meu médico e contei a ele. Aí ele
pediu que lesse na garrafa do guaraná a composição do mesmo e o
que estava escrito. Sim, lá estava: quot;Cuidado, contém Fenilalaninaquot;.

Aí, ele me disse que o Aspartame contem uma enzima que alguns
organismos não metabolizam e esta enzima se agrega ao sistema
nervoso e provoca distúrbios neurológicos!

Pronto, Deus seja louvado, a razão de praticamente 10 anos jogados no
lixo estava clara! Acabou-se medo, pânico, sensação de morte,
começou a vontade de viajar (e de avião!!!), voltei aos Estados Unidos
depois de 15 anos onde residi como estudante de intercâmbio do
Rotary, e hoje não dou conta de mim, no mínimo de 2 em 2 semanas
tenho de ver uma reta de asfalto senão não vale o fim de semana.

NUNCA mais tive qualquer sintoma ou sensação do sintoma da
quot;Síndrome de Pânicoquot;.

Bom, agora lhe pergunto: Será que foi loucura minha? Imaginei tudo
isso ai acima?

Testemunhas? Tenho minha esposa, que comeu o pão que o diabo
amassou comigo, meus filhos que com os olhos arregalados me viam
pelos cantos chorando encolhido de medo e Deus que me fez curioso.

Meus parentes que dizem que hoje, só paro amarrado... Claro, o mundo
não mais me cabe, preciso viajar, ver, aproveitar 10 anos de quot;pânicoquot; e
com a vida no lixo!

Este é o meu relato, a minha TERRÍVEL experiência com este tal de
Aspartame. Para mim, o mundo viveria muuuuuito melhor sem ele!
Um abraço.
Marcelo
Belo Horizonte/MG

Mais conteúdo relacionado

Semelhante a Aspartame Perigos (20)

Esclerose
EscleroseEsclerose
Esclerose
 
Esclerose
EscleroseEsclerose
Esclerose
 
Aspartame genocidio
Aspartame   genocidioAspartame   genocidio
Aspartame genocidio
 
Metodo natural tratar o Diabetes.pdf
Metodo natural tratar o Diabetes.pdfMetodo natural tratar o Diabetes.pdf
Metodo natural tratar o Diabetes.pdf
 
Carnaval e tempo de tudo
Carnaval e tempo de tudoCarnaval e tempo de tudo
Carnaval e tempo de tudo
 
Prata Coloidal
Prata ColoidalPrata Coloidal
Prata Coloidal
 
Os efeitos dos medicamentos de controle da mente, dos alimentos transgênicos ...
Os efeitos dos medicamentos de controle da mente, dos alimentos transgênicos ...Os efeitos dos medicamentos de controle da mente, dos alimentos transgênicos ...
Os efeitos dos medicamentos de controle da mente, dos alimentos transgênicos ...
 
Esclerose
EscleroseEsclerose
Esclerose
 
Tylenol
TylenolTylenol
Tylenol
 
A397 o leite e o cancro da mama
A397 o leite e o cancro da mamaA397 o leite e o cancro da mama
A397 o leite e o cancro da mama
 
A397 o leite e o cancro da mama
A397 o leite e o cancro da mamaA397 o leite e o cancro da mama
A397 o leite e o cancro da mama
 
Saúde
SaúdeSaúde
Saúde
 
O Leite E
O  Leite EO  Leite E
O Leite E
 
O leite e
O leite eO leite e
O leite e
 
Leite
LeiteLeite
Leite
 
O Leite E
O Leite EO Leite E
O Leite E
 
Leite
LeiteLeite
Leite
 
Carnaval é tempo de tudo
Carnaval é tempo de tudoCarnaval é tempo de tudo
Carnaval é tempo de tudo
 
Política x ciência a pílula do câncer
Política x ciência  a  pílula do câncerPolítica x ciência  a  pílula do câncer
Política x ciência a pílula do câncer
 
Política x ciência a pílula do câncer
Política x ciência  a  pílula do câncerPolítica x ciência  a  pílula do câncer
Política x ciência a pílula do câncer
 

Mais de Pupi Crystel (20)

A escola dos bichos
A escola dos bichosA escola dos bichos
A escola dos bichos
 
Arte e musica
Arte e musicaArte e musica
Arte e musica
 
Sicilia
SiciliaSicilia
Sicilia
 
Fotos da italia
Fotos da italiaFotos da italia
Fotos da italia
 
Andar em Paris
Andar em ParisAndar em Paris
Andar em Paris
 
Inverno na noruega
Inverno na noruegaInverno na noruega
Inverno na noruega
 
Suiça
SuiçaSuiça
Suiça
 
Chile
ChileChile
Chile
 
Italia
ItaliaItalia
Italia
 
São paulo
São pauloSão paulo
São paulo
 
Croacia
CroaciaCroacia
Croacia
 
Grécia - os evzones
Grécia - os evzonesGrécia - os evzones
Grécia - os evzones
 
O palacio de schonbrunn - viena - austria
O palacio de schonbrunn - viena - austriaO palacio de schonbrunn - viena - austria
O palacio de schonbrunn - viena - austria
 
Finlandia
FinlandiaFinlandia
Finlandia
 
Fantasticas fotografias
Fantasticas fotografiasFantasticas fotografias
Fantasticas fotografias
 
Antartida
AntartidaAntartida
Antartida
 
Alemanha
AlemanhaAlemanha
Alemanha
 
A Africa e as suas aguas
A Africa e as suas aguasA Africa e as suas aguas
A Africa e as suas aguas
 
A f r i c a
 A f r i c a A f r i c a
A f r i c a
 
Cão guia
Cão guiaCão guia
Cão guia
 

Aspartame Perigos

  • 1. http://www.quatrocantos.com/lendas/26a_aspartame.htm Os perigos do Aspartame Sent: Sunday, September 02, 2007 5:21 PM Subject: Sobre o artigo do aspartame. Sobre a matéria : http://www.quatrocantos.com/ lendas/ 26a_aspartame.htm Realmente a conclusão é essa mesmo: o que circula é meio lenda meio verídico, mas vale comentar que se deveria incluir que durante a gravidez recomenda-se uma dieta sem fenilalanina para evitar que a substância atravesse a placenta e lese o cérebro futuro bebê. Não sou médica nem pretendo passar essa informação sendo uma verdade absoluta, mas estou grávida e meu médico ginecologista me fez mil recomendações sobre o aspartame. No entanto não fez restrição ao consumo de outro adoçante. Então fica aí a idéia para que em novas pesquisas vocês possam complementar este artigo... dando uma força pras grávidas! ;) beijos Cristina Sent: Thursday, June 28, 2007 9:41 AM Subject: Aspartame Recebi a mensagem abaixo. Consultei o site da quatrocantos e realmente há referência sobre aspartame e esclerose multipla. Ai resolvi procurar por Russel Blaylock e encontrei o mesmo artigo escrito por Nancy Marckle citando Russel Blaylock. Ainda há várias citações sobre este médico neurocirirgião. Não sei se já consultaram mas o documento está disponível em: http://www.jakobi. com.br/aspartame.htm No endereço encontra-se outro artigo da doutora Marckle publicada na revista quot;Isto Équot; de 22/09/1999 (http://acd.ufrj.br/ consumo/ leituras/
  • 2. ld_ie990922.htm) É dificil julgar a veracidade das fatos porque não se trata de artigo científico mas afirmações de que ocoorrem esta ou aquela patologias nas pessoas que consomem o produto, sem dados experimentais ou epidemiológicos. São como os artigos contra os trangênicos que até hoje foram registrados apenas dois casos de acidentes, uma com soja com gens de castanha do Pará cprovocando alergias e outro causando mais de uma centena de mortes por causa de suprimento de triptofano produzido por bactérias trangênicas. As bactérias produziam triptofano eficientemente mas após determinada concentração do produto, passavam a produzir produtos tóxicos. Até hoje não se registrou nada contra a soja trangênica, motivo de grandes polêmicas no Brasil que os políticos andam faturando sobre o assunto no Congresso. Na verdade, o único problema é as grandes empresas como a Montesanto, tradicional produtora de agrotóxico cuja as patentes caducaram e perceberam o fim da era dos agrotóxicos deterem a propriedade das sementes. Não sei com que interesse, mas provavelmente exista grandes corporações financiando as ONG´s da vida para fazer alardes sobre produtos como aspartame e trangênicos Massami Sent: Saturday, May 26, 2007 12:13 PM Subject: Aspartame Não considero a lista de doenças supostamente divulgada por Betty Martini (?) e que aponta como causa a ingestão deste adoçante, tão exagerada, como sugere o vosso artigo, pois se relaciona apenas às doenças típicas de um sistema nervoso avariado. Não vi nenhuma associação ao nó na tripa gaiteira etc. conforme citado de modo jocoso em vossa página. Também desconheço algum estudo sério que prove o contrário. Vocês conhecem dois vilões do passado: a manteiga e o ovo ? Foram reabilitados recentemente, depois de milhões de mortes causadas pela margarina e pelos remédios contra o colesterol. Lembro ainda, como testemunha pessoal, da época em que além do ovo e da manteiga
  • 3. também o azeite de oliva estava na lista negra dos médicos, há apenas 15/20 anos atrás. Dá pra ser sério? Se a FDA e a AMA norte-americanas são sujas ? Basta ver os nomes dos dirigentes destas organizações.Confiram na internet. Organizações que defendem e obrigam o emprego de procedimentos assassinos e inefetivos como a quimioterapia e a radioterapia, há mais de 80 anos, não necessitam de maiores credenciais sujas para classificá-las. Lembro de muitos infelizes que me eram caros e que depois de retalhados, envenenados, ludibriados e expoliados moral e financeiramente passaram para as estatísticas médicas como quot;falência múltipla de órgãosquot;, quot;insuficiência respiratóriaquot;, quot;pneumoniaquot; etc. e constam na lista dos curados pela quimio e radio pois suportaram estes quot;tratamentosquot; da medicina quot;modernaquot; por mais de 5 anos. A causa do câncer já foi descoberta (pasmem!!) e só vai sair a público dentro de 30 ou mais anos quando não der mais para ocultar. O problema é que a cura não é patenteável e é barata. Cordiais Saudações, Cassio Sent: Saturday, January 27, 2007 10:20 PM Subject: sobre o aspartame Olá. Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela idéia de criar um site para desconstruir esses mitos que rolam pela internet. Bom, meu nome é Thiago, sou estudante de biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao ler o texto original eu fiquei com algumas duvidas. O Aspartame seria uma substancia ou uma solução com a mistura de várias substancias? Ele contém metanol? porque se contiver realmente é uma susbtância altamente tóxica, mas não lenta, mata rápido e eu acho pouco provavel que nada tenha sido comentado na mídia sobre isso. Outra questão é sobre o comentário de uma pessoa que fala sobre crise de pânico. É o seguinte, a fenilalanina n é uma enzima, é um aminoácido (pra quem não sabe, enzima é uma proteína e uma proteína
  • 4. é uma estrutura com mais de 100 aminoácidos) que realmente algumas pessoas não conseguem metabolizar e podem ter problemas neurologicos relacionados. Porém, se a aconteceram esse problemas relatados, ele não deveria culpar o aspartame, deveria culpar o médico que realizou o parto de sua mãe, pois é um exame de praxe após o nascimento nos hospital, a falta dessa enzima se identifica pelo quot;teste do pezinhoquot;, até porque, a fenilalanina não tem só em alimentos dietéticos. Uma coisa estranha é ele relatar esse problema só quando adulto porque o acúmulo de fenilalanina duranta a infancia causa retardamento mental, e é improvavel que ele não tenha ingerido grandes alimentos com tal substância. Bom, é isso, abraços Sent: Friday, June 06, 2003 11:01 PM Subject: Aspartame Prezados Senhores: Concordo com os senhores que existe muita palhaçada e que 90% do que roda na 'net não passa de lixo. Mas não tenho como refugar a minha própria experiência pessoal. Há cerca de 8 anos, comecei a sentir vertigens ao acordar. Levantava- me e sentia tudo rodar. Tinha que voltar para a cama e esperar alguns minutos. Fiquei, obviamente, muito preocupado. Fiz exames com o Dr. Roberto Martinho da Rocha, um dos mais reputados otorrinos do Brasil. Fiz também uma tomografia no Hospital Pedro Ernesto, onde fui muito bem atendido, pois sou professor de Análise Estrutural I e II na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Não foi detectada uma causa específica para o problema e as vertigens continuavam. Sem nenhuma idéia preconcebida e até mesmo sem qualquer informação sobre a possibilidade do problema estar ligado a algum alimento, comecei a pesquisar na Internet sobre o assunto. Descobri milhares de páginas, que falavam da ligação aspartame&vertigem. Na época, tomava direto, no almoço e no jantar, Coca Light, um produto com aspastarme. Não acreditei muito na ligação, até porque a FDA autorizara o aspartame sem restrições e eu sabia da seriedade e reputação desse órgão do governo americano. Mas como as vertigens continuavam, resolvi, quot;just in casequot;, parar de consumir aspartame. Meus problemas foram diminuindo e em dois
  • 5. meses eu não tinha mais qualquer traço de vertigem. Acordava muito bem, sem qualquer tontura. Conversei com vários médicos a respeito do assunto e eles me disseram que quot;algunsquot; pacientes não toleram bem o produto. Ou seja, para mim, aspartame é veneno. Cabe aqui lembrar que no Cáucaso (sul da Rússia), onde não são consumidos produtos industrializados, ocorrem os maiores índices de longevidade do planeta. Lá, os macróbios morrem de velhice, quase ou já centenários, sem qualquer traço de câncer. Compare com a saúde dos ricos americanos, consumidores de porcarias industrializadas. Será que não dá para parar e pensar um pouco? Um abraço, Paulo ppinto@rest.com.br www.pauser.hpg.ig.com.br Sent: Monday, December 09, 2002 3:50 PM Subject: Re: Aspartame (Muitissimo Importante) ... Um trecho diz que quot;O New York Times, em 15 de Novembro de 1996, publicou um artigo a respeito de como a Associação Americana de Dietética recebe dinheiro da indústria Alimentícia para endossar seus produtosquot;. Fui no site no New York Times e nada encontrei em todo o ano de 1996: There were no matches for your search quot;American Dietetic Associationquot; in Full Article from 01/01/1996 to 12/31/1996. Grato, Hugo Sent: Sunday, December 23, 2001 9:35 AM Subject: Aspartame X Pânico. Prezado Dr. Gevilacio. Li, com muita curiosidade, sua reportagem na defesa do Aspartame.
  • 6. Permita-me relatar a MINHA PRÓPRIA experiência. Até 1988 residia em um condomínio próximo a B.Hte. Nessa época, saí de uma vida saudável com muito exercício físico para residir em um apartamento em B. Hte. Claro que com esta mudança de vida, comecei a engordar e portanto, consumir a famosa Coca-Diet... Começou o meu calvário. Um belo dia, veio uma dor no peito, uma sensação de morte, medo terrível. Em 30 dias, sai de um apartamento no 12* andar para um no 1* andar, pelo medo de estar perdendo a razão, tamanha reviravolta em minha vida. Minhas 3 motos, tive de vendê-las, não mais conseguia andar, pelo medo de cair e morrer e bambem pela sensação de tonteira permanente. Consulta daqui, consulta dali, parei na terapia. Diagnóstico? Síndrome do Pânico... Logo eu??? Há dois meses antes do ocorrido, saia de manhã de moto daqui, rodava 570 km até Cabo Frio, resolvia os meus problemas com o meu sócio e às 8:00 da noite já estava de volta aqui depois de mais 570 km... Então, o choque maior foi o meu. Anos de terapia, anti-depressivos, e ataques no trânsito. Bom, uns 3 anos atrás, resolvemos proibir refrigerante aqui em casa durante a semana, a meninada estava abusando. Só nos fins de semana. E aí começou o meu calvário fim-de-semana. Voltava do sítio no domingo a noite péssimo, melhorava nos meio da semana e lá vinha ataque de fim de semana. Achando interessante, até a possibilidade de quot;caveira de burroquot; enterrada lá pelo sítio, conversei a respeito com o meu médico, onde veio a suspeita que a Coca-Cola (meu refrigerante preferido) pudesse estar me fazendo mal, a Coca em geral, nada de pensar na Diet. Daí, passei a evitar a Coca e passei a consumir apenas Guaraná Antártica Diet. Daí, como num passe de mágica, voilá! Sumiu pânico,
  • 7. suadeira, disparo no coração, sensação e medo de morrer, tremedeira, tonteira. Já passei a ter vontade de viajar novamente, uma felicidade (que o diga minha esposa, coitada...)! Bem, isso era abril/maio de 1998. Quando fomos em férias em janeiro/1999 para Cabo Frio, não encontrei o guaraná Antártica (sacarina) e assim comprei o guaraná Brahma (aspartame). Batata, já diríamos! Bastou terminar o lanche lá em meu apartamento e as vistas começarem a escurecer. Meu cunhado me pegou tipo no ar, já ia caindo, fomos a cozinha e enfiei a cabeça debaixo da torneira, medo sensação de morte, tremedeira, imediatas! Liguei imediatamente para o Dr. Ildeu, meu médico e contei a ele. Aí ele pediu que lesse na garrafa do guaraná a composição do mesmo e o que estava escrito. Sim, lá estava: quot;Cuidado, contém Fenilalaninaquot;. Aí, ele me disse que o Aspartame contem uma enzima que alguns organismos não metabolizam e esta enzima se agrega ao sistema nervoso e provoca distúrbios neurológicos! Pronto, Deus seja louvado, a razão de praticamente 10 anos jogados no lixo estava clara! Acabou-se medo, pânico, sensação de morte, começou a vontade de viajar (e de avião!!!), voltei aos Estados Unidos depois de 15 anos onde residi como estudante de intercâmbio do Rotary, e hoje não dou conta de mim, no mínimo de 2 em 2 semanas tenho de ver uma reta de asfalto senão não vale o fim de semana. NUNCA mais tive qualquer sintoma ou sensação do sintoma da quot;Síndrome de Pânicoquot;. Bom, agora lhe pergunto: Será que foi loucura minha? Imaginei tudo isso ai acima? Testemunhas? Tenho minha esposa, que comeu o pão que o diabo amassou comigo, meus filhos que com os olhos arregalados me viam pelos cantos chorando encolhido de medo e Deus que me fez curioso. Meus parentes que dizem que hoje, só paro amarrado... Claro, o mundo não mais me cabe, preciso viajar, ver, aproveitar 10 anos de quot;pânicoquot; e com a vida no lixo! Este é o meu relato, a minha TERRÍVEL experiência com este tal de Aspartame. Para mim, o mundo viveria muuuuuito melhor sem ele!