SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 25
Baixar para ler offline
Google	Adwords para	
Empreendedores
CONCEITOS	BÁSICOS,	FERRAMENTAS	 E	DICAS
Alessandro	Vieira
ü CEO	e	cofundador do	iDoméstica
ü Consultor	de	Marketing	Digital
ü 17	anos de	experiência em desenvolvimento web
ü Formado	em	Administração com	ênfase em Marketing
O	que	é o	Google	Adwords?
O GOOLE ADWORDS É O PROGRAMA DE PUBLICIDADE DO GOOGLE.
SEUS ANÚNCIOS SÃO EXIBIDOS NOS RESULTADOS DA PESQUISA, EM
PESQUISA DE PARCEIROS DO GOOGLE E EM SUA REDE DISPLAY
(ADSENSE E SITES GOOGLE, COMO YOUTUBE)
DE	ACORDO	COM	O	TIPO	DE	CAMPANHA,	SEU	ANÚNCIO	SERÁ	EXIBIDO	NO	
BUSCADOR	DO	GOOGLE,	EM	CELULARES,	NO	YOUTUBE	E	EM	SITES	
PARCEIROS	DO	GOOGLE.
Tipos	de	Campanhas
= EX.	BLOGS,	SITES	DE	NOTÍCIAS
Rede	de	Pesquisa	- Google	(até aprox.	fev/2016)
ORGÂNICO
ADWORDS	PESQUISA
ADWORDS	PESQUISA
PALAVRA-CHAVE
Rede	de	Pesquisa	- Google	(hoje)
ORGÂNICO
ADWORDS	PESQUISA
PALAVRA-CHAVE
?
L
Rede	de	Pesquisa	- Parceiros
PARCEIROS	DE	PESQUISA	GOOGLE	SÃO	SITES	QUE	ESTENDEM	O	
BUSCADOR	DO	GOOGLE	EM	SEUS	SITES.	
EX.	UOL,	GLOBO.COM,	IG...
ADWORDS
ADWORDS
Rede	Display
A	REDE	DISPLAY	EXIBE	ANÚNCIOS	GRÁFICOS	E	DE	TEXTO	EM	SITES	PARCEIROS	
(LEIA-SE	GOOGLE	ADSENSE).	SÃO	SITES	QUE	CEDEM	ESPAÇO	PARA	VEICULAR	
ANÚNCIOS	DO	GOOGLE.
Rede	de	Display
ANÚNCIO	GRÁFICO
ANÚNCIO
TEXTO
PARA	EXIBIR	OS	ANÚNCIOS	É PRECISO	ESTAR	CADASTRADO	NO	GOOGLE	ADSENSE.	SEGUNDO	O	GOOGLE,	
PAGA-SE	AO	PARCEIRO	CERCA	DE	65%	DO	VALOR	DO	CLIQUE
Google	Shopping
GOOGLE	SHOPPING	É IDEAL	PARA	ECOMMERCE.	PROMOVE	UMA	LISTA	DE	
PRODUTOS	E	O	CUSTO	TAMBÉM	BASEIA-SE	NO	CPC	(CUSTO	POR	CLIQUE)
SHOPPING
REDE	PESQUISA
Google	Shopping
MAIS	INFORMAÇÕES:	http://www.google.com.br/ads/shopping/
Vídeo (Youtube)
ANÚNCIOS	EM	VÍDEO	SÃO	EXIBIDOS	PRINCIPALMENTE	NO	YOUTUBE.	TAMBÉM	
PODEM	SER	EXIBIDOS	NA	REDE	DISPLAY,	NOS	PARCEIROS	DE	VÍDEO.
E	no	celular?
ANÚNCIOS	PARA	CELULARES	SÃO	PARAMETRIZADOS	TANTO	NA	REDE	DE	PESQUISA	QUANTO	NA	REDE	DE	DISPLAY.
Índice de	Qualidade
Índice	de	qualidade é	uma	estimativa	 da qualidade dos	seus	anúncios,	
palavras-chave	e	páginas	de	destino.	
Anúncios	de	melhor qualidade podem	resultar	em	preços	mais	baixos	e	
melhores	posições	de	anúncio.
É UMA	NOTA	DE	0	A	10	QUE	QUALIFICA	SEU	ANÚNCIO
Índice de	Qualidade
CTRPÁGINA	DESTINO
RELEVÂNCIA
OUTROS	FATORES
CTR	=	TAXA	DE	CLIQUESPÁGINA	DESTINO
Considera o	desempenho
da	página,	conteúdo
e	relevância.
RELEVÂNCIA
Avalia a	relevância
do	anúncio
com	a	pesquisa,	
texto do	anúncio
e	página destino
OUTROS	FATORES
Avalia histórico da	
conta,	do	CTR,	
impacto das	
extensões de	anúncio
e	formatos
O	Leilão do	Adwords
Mais	informações:	https://www.youtube.com/watch?v=yCECXHA415E
Empresa A
Empresa	B
Empresa	C
R$	3,00
R$	2,00
R$	1,00
CPC	
Máximo
Índice de	
Qualidade
Ad	Rank Posiçãox =
x
x
x
3
4
10
=
=
=
9
8
10
2º
3º
1º
Lance
Empresa A
Empresa	B
Empresa	C
R$	3,00
R$	2,00
R$	1,00
CPC	
Máximo
Índice de	
Qualidade
Ad	
Rank
Pos.x =
x
x
x
3
4
10
=
=
=
9
8
10
2º
3º
1º
Paga-se	apenas o	suficiente para	ficar a	frente do	segundo.
Lance1º	=	Adrank2º	/	IQ1º
CPC	
Real
9/10	=	R$	0,90
8/3	=	R$	2,67
8/4	=	R$	2,00
Empresa	D R$	2,00 x 4 = 8 4º -
Como	Funciona?
Estrutura e	correspondência
Estrutura
Campanha
Grupos de	Anúncios
Palavras-chave
Anúncio Anúncio
IDIOMA,	LOCAL	DE	DESTINO,	REDES,	DISPOSITIVOS,	
ORÇAMENTO	DIÁRIO,	PERÍODO,	PROGRAMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVE,	CANAIS,	ANÚNCIOS,	LANCES,	
PÚBLICO-ALVO
URL	DESTINO,	LANCE,	CORRESPONDÊNCIAS
TEXTO	DO	ANÚNCIO,	URL	DE	VISUALIZAÇÃO	E	
DESTINO
Exemplo de	Estrutura de	Campanha
Celular Android
Motorola Samsung
Galaxy	S4 Galaxy	A3
Anúncio Anúncio
Correspondências
ü AMPLA
Não importa a	ordem das	palavras
ü AMPLA	MODIFICADA	+	-
Refina a	busca
ü FRASE		“”
A	palavra deve estar na sequência
ü EXATA	[]
A	forma	exata da	pesquisa
ü NEGATIVA	-
Não exibe o	anúncio para	a	termo
tv led
+tv -plasma
“tv led”
[tv led philips]
tv led,	led tv,	lampada de	led
tv led,	tv lcd,	tv 32,	tv philips
tv led 32,	tv led philips,	tv led preço
tv led philips
-plasma
Na	Prática
Vamos por a	mão na massa?
Na	prática
ü Por	onde	começar?
ü https://adwords.google.com
ü Conhecendo	o	Ambiente	Adwords
ü Primeiro	Anúncio
ü Remarketing
ü Ferramentas e	Dicas
Obrigado!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Apresentação Agência Roadie
Apresentação Agência RoadieApresentação Agência Roadie
Apresentação Agência RoadieCarol Maglio
 
Apresentacao Allcreative
Apresentacao AllcreativeApresentacao Allcreative
Apresentacao Allcreativeallcreativeweb
 
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital Goiânia
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital GoiâniaApresentação Agência Otimize Marketing Digital Goiânia
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital GoiâniaFlávio Aquino Sabugo
 
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 Mídia
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 MídiaApresentação Agência de Marketing Digital N2 Mídia
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 MídiaN2 Midia
 
Digital marketing brazil
Digital marketing brazilDigital marketing brazil
Digital marketing brazilRajesh P Murali
 
Como aumentar a audiência do seu site
Como aumentar a audiência do seu siteComo aumentar a audiência do seu site
Como aumentar a audiência do seu siteAlex Oliveira
 
Apresentação Agência Venga
Apresentação Agência VengaApresentação Agência Venga
Apresentação Agência VengaAgenciaVenga
 
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital Behundred
 
UnderDOGs - Institucional
UnderDOGs - InstitucionalUnderDOGs - Institucional
UnderDOGs - InstitucionalMonkeyBusiness
 
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BR
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BRCase Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BR
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BRAgência M2BR
 
Apresentação Institucional - Agência Libélula
Apresentação Institucional - Agência LibélulaApresentação Institucional - Agência Libélula
Apresentação Institucional - Agência LibélulaWalter Freitas Jr.
 
Apresentação_Ávidas_completa
Apresentação_Ávidas_completaApresentação_Ávidas_completa
Apresentação_Ávidas_completaLuty Vasconcelos
 
Apresentação Institucional | Agência de Cocriação
Apresentação Institucional | Agência de CocriaçãoApresentação Institucional | Agência de Cocriação
Apresentação Institucional | Agência de CocriaçãoAgência de Cocriação
 

Mais procurados (19)

Apresentação Agência Roadie
Apresentação Agência RoadieApresentação Agência Roadie
Apresentação Agência Roadie
 
Apresentacao Allcreative
Apresentacao AllcreativeApresentacao Allcreative
Apresentacao Allcreative
 
Profit-e Marketing para Comercio Eletroncio
Profit-e Marketing para Comercio EletroncioProfit-e Marketing para Comercio Eletroncio
Profit-e Marketing para Comercio Eletroncio
 
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital Goiânia
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital GoiâniaApresentação Agência Otimize Marketing Digital Goiânia
Apresentação Agência Otimize Marketing Digital Goiânia
 
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 Mídia
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 MídiaApresentação Agência de Marketing Digital N2 Mídia
Apresentação Agência de Marketing Digital N2 Mídia
 
Portfólio D'Zuca Comunicação e Design
Portfólio D'Zuca Comunicação e DesignPortfólio D'Zuca Comunicação e Design
Portfólio D'Zuca Comunicação e Design
 
Digital marketing brazil
Digital marketing brazilDigital marketing brazil
Digital marketing brazil
 
Como aumentar a audiência do seu site
Como aumentar a audiência do seu siteComo aumentar a audiência do seu site
Como aumentar a audiência do seu site
 
Sopa de Letrinhas Marketing Hoteleiro
Sopa de Letrinhas Marketing HoteleiroSopa de Letrinhas Marketing Hoteleiro
Sopa de Letrinhas Marketing Hoteleiro
 
Made 4u Agência de marketing digital
Made 4u   Agência de marketing digitalMade 4u   Agência de marketing digital
Made 4u Agência de marketing digital
 
Apresentação Agência Venga
Apresentação Agência VengaApresentação Agência Venga
Apresentação Agência Venga
 
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital
Apresentação 2014 Behundred v2 | Agencia de marketing digital
 
UnderDOGs - Institucional
UnderDOGs - InstitucionalUnderDOGs - Institucional
UnderDOGs - Institucional
 
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BR
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BRCase Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BR
Case Marketing Digital: Bodylab Suplementos - Agência M2BR
 
Apresentação Institucional - Agência Libélula
Apresentação Institucional - Agência LibélulaApresentação Institucional - Agência Libélula
Apresentação Institucional - Agência Libélula
 
Portfólio - agência de marketing
Portfólio - agência de marketingPortfólio - agência de marketing
Portfólio - agência de marketing
 
Apresentação_Ávidas_completa
Apresentação_Ávidas_completaApresentação_Ávidas_completa
Apresentação_Ávidas_completa
 
Apresentação Institucional | Agência de Cocriação
Apresentação Institucional | Agência de CocriaçãoApresentação Institucional | Agência de Cocriação
Apresentação Institucional | Agência de Cocriação
 
TRIGGER - Agência de Marketing Digital_APRESENTAÇÃO
TRIGGER - Agência de Marketing Digital_APRESENTAÇÃOTRIGGER - Agência de Marketing Digital_APRESENTAÇÃO
TRIGGER - Agência de Marketing Digital_APRESENTAÇÃO
 

Destaque

Amit_Testing_Selenium_2.5years_resume
Amit_Testing_Selenium_2.5years_resumeAmit_Testing_Selenium_2.5years_resume
Amit_Testing_Selenium_2.5years_resumeAmit Anand Singh
 
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015Erik McDuffie
 
Thermal Patent Application 20150276479
Thermal Patent Application 20150276479Thermal Patent Application 20150276479
Thermal Patent Application 20150276479Joseph E. Johnson
 
Test presentation
Test presentationTest presentation
Test presentationomezzz
 
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011GUSTAVO CURIEL AVILE
 
หลักเศรษฐศาสตร์๑
หลักเศรษฐศาสตร์๑หลักเศรษฐศาสตร์๑
หลักเศรษฐศาสตร์๑mrsuwijak
 
Travel insurance in tourism industry
Travel insurance in tourism industryTravel insurance in tourism industry
Travel insurance in tourism industrycidroypaes
 
Actividad de traslación
Actividad de traslaciónActividad de traslación
Actividad de traslaciónOscar Fdo
 
5 - Body Language: Appearance
5 - Body Language: Appearance5 - Body Language: Appearance
5 - Body Language: AppearanceVansight
 
Myelodysplastic syndrome by dr narmada
Myelodysplastic syndrome by dr narmadaMyelodysplastic syndrome by dr narmada
Myelodysplastic syndrome by dr narmadaNarmada Tiwari
 
Myelodysplastic Syndrome
Myelodysplastic SyndromeMyelodysplastic Syndrome
Myelodysplastic SyndromeDoctor Okto
 

Destaque (14)

Act 8. tallerpractico10
Act 8. tallerpractico10Act 8. tallerpractico10
Act 8. tallerpractico10
 
Amit_Testing_Selenium_2.5years_resume
Amit_Testing_Selenium_2.5years_resumeAmit_Testing_Selenium_2.5years_resume
Amit_Testing_Selenium_2.5years_resume
 
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015
McDuffie, Garvyeism in Chicago, ABD, 8, 2, 2015
 
Hemtjanst vasteras
Hemtjanst vasterasHemtjanst vasteras
Hemtjanst vasteras
 
Thermal Patent Application 20150276479
Thermal Patent Application 20150276479Thermal Patent Application 20150276479
Thermal Patent Application 20150276479
 
Test presentation
Test presentationTest presentation
Test presentation
 
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011
Proyecto de inversión para palenque tipo año 2011
 
London
LondonLondon
London
 
หลักเศรษฐศาสตร์๑
หลักเศรษฐศาสตร์๑หลักเศรษฐศาสตร์๑
หลักเศรษฐศาสตร์๑
 
Travel insurance in tourism industry
Travel insurance in tourism industryTravel insurance in tourism industry
Travel insurance in tourism industry
 
Actividad de traslación
Actividad de traslaciónActividad de traslación
Actividad de traslación
 
5 - Body Language: Appearance
5 - Body Language: Appearance5 - Body Language: Appearance
5 - Body Language: Appearance
 
Myelodysplastic syndrome by dr narmada
Myelodysplastic syndrome by dr narmadaMyelodysplastic syndrome by dr narmada
Myelodysplastic syndrome by dr narmada
 
Myelodysplastic Syndrome
Myelodysplastic SyndromeMyelodysplastic Syndrome
Myelodysplastic Syndrome
 

Semelhante a Google Adwords para Empreendedores - Conceitos Básicos

WorkflowArts | Workshop de Marketing Digital
WorkflowArts | Workshop de Marketing DigitalWorkflowArts | Workshop de Marketing Digital
WorkflowArts | Workshop de Marketing DigitalThaty Moura
 
Apresentação pacote lauch fast afirma
Apresentação pacote lauch fast afirmaApresentação pacote lauch fast afirma
Apresentação pacote lauch fast afirmaLeonardo Passos
 
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo Fernandes
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo FernandesPalestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo Fernandes
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo FernandesRicardo Fernandes
 
Search Engine Advertising
Search Engine AdvertisingSearch Engine Advertising
Search Engine AdvertisingJorge Brandão
 
Azzo Negócios e Marketing
Azzo Negócios e MarketingAzzo Negócios e Marketing
Azzo Negócios e Marketingjonathacorrea1
 
Guia Adwords completa brinde 3
Guia Adwords completa brinde 3Guia Adwords completa brinde 3
Guia Adwords completa brinde 3jaciel carlos
 
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...Paulo Augusto Sebin
 
Descomplicando o Google Adwords - Slide do Curso
Descomplicando o Google Adwords - Slide do CursoDescomplicando o Google Adwords - Slide do Curso
Descomplicando o Google Adwords - Slide do CursoJorge Araújo
 
Apresentação Google Adwords
Apresentação Google AdwordsApresentação Google Adwords
Apresentação Google AdwordsThiago Stuepp
 
Otimize Marketing Digital
Otimize Marketing DigitalOtimize Marketing Digital
Otimize Marketing DigitalCesar Marcondes
 
Ynusitado Agência Marketing Digital
Ynusitado Agência Marketing DigitalYnusitado Agência Marketing Digital
Ynusitado Agência Marketing DigitalYnusitado
 
Links Patrocinados - Google AdWords
Links Patrocinados - Google AdWordsLinks Patrocinados - Google AdWords
Links Patrocinados - Google AdWordsWesley Gonçalves
 
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...DiogoValente.com
 
Como se tornar um Google Adwords Professional
Como se tornar um Google Adwords ProfessionalComo se tornar um Google Adwords Professional
Como se tornar um Google Adwords ProfessionalAndre Gugliotti
 

Semelhante a Google Adwords para Empreendedores - Conceitos Básicos (20)

WorkflowArts | Workshop de Marketing Digital
WorkflowArts | Workshop de Marketing DigitalWorkflowArts | Workshop de Marketing Digital
WorkflowArts | Workshop de Marketing Digital
 
Apresentação pacote lauch fast afirma
Apresentação pacote lauch fast afirmaApresentação pacote lauch fast afirma
Apresentação pacote lauch fast afirma
 
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo Fernandes
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo FernandesPalestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo Fernandes
Palestra Google AdWords 23 Março GBG Porto Alegre GBG POA por Ricardo Fernandes
 
Search Engine Advertising
Search Engine AdvertisingSearch Engine Advertising
Search Engine Advertising
 
Melhore os resultados da sua empresa com o Google.
Melhore os resultados da sua empresa com o Google.Melhore os resultados da sua empresa com o Google.
Melhore os resultados da sua empresa com o Google.
 
Google AdWords
Google AdWords   Google AdWords
Google AdWords
 
Azzo Negócios e Marketing
Azzo Negócios e MarketingAzzo Negócios e Marketing
Azzo Negócios e Marketing
 
Guia Adwords completa brinde 3
Guia Adwords completa brinde 3Guia Adwords completa brinde 3
Guia Adwords completa brinde 3
 
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...
Como trabalhar com marketing digital - como estudar marketing digital em pale...
 
Google Adwords - Curso Básico
Google Adwords - Curso BásicoGoogle Adwords - Curso Básico
Google Adwords - Curso Básico
 
Descomplicando o Google Adwords - Slide do Curso
Descomplicando o Google Adwords - Slide do CursoDescomplicando o Google Adwords - Slide do Curso
Descomplicando o Google Adwords - Slide do Curso
 
Apresentação Google Adwords
Apresentação Google AdwordsApresentação Google Adwords
Apresentação Google Adwords
 
Apresentação do Google Adwords
Apresentação do Google AdwordsApresentação do Google Adwords
Apresentação do Google Adwords
 
Otimize Marketing Digital
Otimize Marketing DigitalOtimize Marketing Digital
Otimize Marketing Digital
 
Ynusitado Agência Marketing Digital
Ynusitado Agência Marketing DigitalYnusitado Agência Marketing Digital
Ynusitado Agência Marketing Digital
 
Links Patrocinados - Google AdWords
Links Patrocinados - Google AdWordsLinks Patrocinados - Google AdWords
Links Patrocinados - Google AdWords
 
Site Corporativo - Alexandre Proc
Site Corporativo - Alexandre ProcSite Corporativo - Alexandre Proc
Site Corporativo - Alexandre Proc
 
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Comu...
 
Como se tornar um Google Adwords Professional
Como se tornar um Google Adwords ProfessionalComo se tornar um Google Adwords Professional
Como se tornar um Google Adwords Professional
 
Google Adwords
Google AdwordsGoogle Adwords
Google Adwords
 

Google Adwords para Empreendedores - Conceitos Básicos