Margens vs
Custos no
e-commerce
Alexandre Soncini
Diretor de vendas e marketing
Exemplo de um operação
MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)
+ custos fixos (aluguel, água, luz, telefone, pessoas, contabilidade, etc.)
Ponto de equilibrio
• O markup e o preço de venda (PV) não são
definidos pelo vendedor, mas sim pelo
MERCADO.
Primeiro grande erro
• ROI = Vendido / Investido
Exemplo: ROI de 10 = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00
Visão importante: ROI de 10 = investir 10% em marketing
• Taxa de conversão = (Pedidos aprovados /
Visitantes únicos) x 100
Exemplo: TC de 2% = (2.000 / 100.000) x 100
Definições importantes
Qual a melhor campanha?
Onde devo intensificar os investimentos?
Análise do ROI
• TRO (taxa de recompra orgânica) = Vendas
orgânicas / Investido para captação da base
Depois de “fechar” o ROI de uma campanha, nos meses
posteriores deve-se avaliar o TRO da mesma para calcular o “ROI
Corrigido”
• ROI Corrigido = (ROI x TRO) + ROI
O ROI Corrigido reflete a alavancagem do investimento em
marketing pelo TRO.
Definições MUITO importantes
Qual a melhor campanha?
Onde devo intensificar os investimentos?
Análise do ROI Corrigido
• Aumentando o ROI das campanhas é diminiur
o investimento % em marketing
• Focando na experiência de compra para
aumentar o TRO é reduzir o custo de captação
de clientes
Aumentando as margens
• Para quem está prestes a iniciar uma operação
de e-commerce deve intensificar o
planejamento e mapear os principais cenários.
Antes de começar
• Guerra de preços – diminui margem e
acostuma mal o consumidor
• Frete grátis – diminui margem, acostuma mal
o consumidor e não incentiva o setor logístico
Auto-regulamentação do mercado
• O aumento do CPC diminiu o ROI
Investimento desordenado em
marketing
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI
Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30
Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10
Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6
Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
Conclusão
Omni-channel
Fonte: Baseado no relatório “How the multi-channel shopper is
changing the global retail landscape”, 2011, PwC
Atendimento
Email
Redes Sociais
Comentários
Reviews
Comprar ou
Comprar
Recomendação
Mobile
Website
Catálogo
Loja
Pesquisar Comparar Transação Recebimento Pós-vendas
Folhear
Search
Contato Físico /
Quiosque
Comprar ou Retirada
Confirmação da
Venda
Confirmação da
Entrega
Comparação
online na loja
Comprar ou
Comprar ou
Logística
Promoção
Venda, Solução
Dúvida
AS FERRAMENTAS SÃO O CARRO.
MAS, O SUCESSO DEPENDE DO PILOTO.
“Invista 10% em
ferramentas,
90% em pessoas”
Avinash
Não desanime!
Só não se esqueça que dinheiro
fácil não existe.
OBRIGADO!
Alexandre Nucci Soncini
alexandre.soncini@vtex.com.br
www.slideshare.net/asoncini
Twitter: @vtexonline / @asoncini
www.vtex.com.br

Margens versus custos do comércio eletrônico - Como melhorar a lucratividade

  • 1.
    Margens vs Custos no e-commerce AlexandreSoncini Diretor de vendas e marketing
  • 2.
    Exemplo de umoperação MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV) + custos fixos (aluguel, água, luz, telefone, pessoas, contabilidade, etc.)
  • 3.
  • 4.
    • O markupe o preço de venda (PV) não são definidos pelo vendedor, mas sim pelo MERCADO. Primeiro grande erro
  • 5.
    • ROI =Vendido / Investido Exemplo: ROI de 10 = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 Visão importante: ROI de 10 = investir 10% em marketing • Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes únicos) x 100 Exemplo: TC de 2% = (2.000 / 100.000) x 100 Definições importantes
  • 6.
    Qual a melhorcampanha? Onde devo intensificar os investimentos? Análise do ROI
  • 7.
    • TRO (taxade recompra orgânica) = Vendas orgânicas / Investido para captação da base Depois de “fechar” o ROI de uma campanha, nos meses posteriores deve-se avaliar o TRO da mesma para calcular o “ROI Corrigido” • ROI Corrigido = (ROI x TRO) + ROI O ROI Corrigido reflete a alavancagem do investimento em marketing pelo TRO. Definições MUITO importantes
  • 8.
    Qual a melhorcampanha? Onde devo intensificar os investimentos? Análise do ROI Corrigido
  • 9.
    • Aumentando oROI das campanhas é diminiur o investimento % em marketing • Focando na experiência de compra para aumentar o TRO é reduzir o custo de captação de clientes Aumentando as margens
  • 10.
    • Para quemestá prestes a iniciar uma operação de e-commerce deve intensificar o planejamento e mapear os principais cenários. Antes de começar
  • 11.
    • Guerra depreços – diminui margem e acostuma mal o consumidor • Frete grátis – diminui margem, acostuma mal o consumidor e não incentiva o setor logístico Auto-regulamentação do mercado
  • 12.
    • O aumentodo CPC diminiu o ROI Investimento desordenado em marketing CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
  • 13.
  • 14.
    Omni-channel Fonte: Baseado norelatório “How the multi-channel shopper is changing the global retail landscape”, 2011, PwC Atendimento Email Redes Sociais Comentários Reviews Comprar ou Comprar Recomendação Mobile Website Catálogo Loja Pesquisar Comparar Transação Recebimento Pós-vendas Folhear Search Contato Físico / Quiosque Comprar ou Retirada Confirmação da Venda Confirmação da Entrega Comparação online na loja Comprar ou Comprar ou Logística Promoção Venda, Solução Dúvida
  • 15.
    AS FERRAMENTAS SÃOO CARRO. MAS, O SUCESSO DEPENDE DO PILOTO.
  • 16.
  • 17.
    Não desanime! Só nãose esqueça que dinheiro fácil não existe.
  • 18.