SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!

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SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!

  1. 1. info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea
  2. 2. 1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por ano. Ex.: 200.000€2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra. Ex.: 200.000€ / 20€ = 10.000 compras ano ( 27 dia)3. Com isto extrapolamos o nº de visitas necessário, através de uma taxa de conversão média de 2%. Ex.: 10.000 / 2% = 500.000 visitas ( 1.370 dia)
  3. 3. • Média de 0.25€ o clique (CPC)• 1.370 visitas por dia x 0.25€ = 342,50€ por dia• 342,50€ x 30 dias = 10.275€ por mês• 10.275€ x 12 = 123.300€ por ano!
  4. 4. GeoAnúncios! Anúncios!Resultadosorgánicos…
  5. 5. Fonte: http://eyetools.com/inpage/eyetracking_research.html
  6. 6. Outas 31% 1º posição 42%4ª posição 6% 3ª posição 9% 2ª posição 12%
  7. 7. • SEO é a sigla de “Search Engine Optimization“• Optimização para motores de pesquisa é o conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos motores de pesquisa .
  8. 8. CrawlingIndexing Ranking
  9. 9. • É tudo a mesma coisa• Indexam as páginas da Web e vários tipos de ficheiros• Googlebot, Googlebot-Image, MSNBot, etc• Apresentam-se como User-AgentsGET / HTTP/1.1Host: www.exampe.comConnection: Keep-aliveAccept: */*From: googlebot(at)googlebot.comUser-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)Accept-Encoding: gzip,deflate Mais informação: http://www.user-agents.org/
  10. 10. On PageTítulo On SiteHeadings Domínio Off PageConteúdo Quantidade de páginasMeta tags Link Building Navegação entre páginas ConcorrênciaURL VelocidadeImagens Redes sociais robots.txt Comportamento dos... sitemap.xml utilizadores ... História do domínio ...
  11. 11. % Categoria21% Page Level Link Metrics21% Domain Level Link Authority Features15% Page Level Keyword Usage11% Domain Level Keyword Usage7% Page Level Social Metrics7% Domain Level Brand Metrics7% Page Level Keyword Agnostisc Features6% Page Level Traffic/Query Data5% Domain Level Keyword Agnostisc Features Fonte: http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors
  12. 12. • As principais secções de navegação: – Menus – Footer – Breadcrumb – Blocos• Nos nomes dos ficheiros, separadas com –• Nos URL
  13. 13. <a> a ancora da Web<h1> o mais importante (apenas deve existir um)<h2> o 2º mais importante<h2> o 3º mais importante ;-)<title> até 65 caracteres<meta name="description" content="..."> até 155 caracteres<img src="" alt="" /> não esquecer o alt<table> evitar usar como formatação, para isso existe o CSS<link rel="canonical" href="..."/> solução para váriasversões da mesma página
  14. 14. • robots.txt - http://www.example.com/robots.txt• Por defeito tudo é indexável• <meta name=“robots” content=”ARGUMENTO” />User-agent: *Disallow: /privatefolder/Disallow: /privatefile.htmlUser-agent: Googlebot/2.1Disallow: /nogoogle.htmlSitemap: http://www.example.com/sitemap.xml Mais informação: http://www.robotstxt.org/robotstxt.html
  15. 15. <meta name=“robots” content=”[ARGUMENTO]” />Argumento Descriçãonoindex Não indexar a páginanofollow Todos os links na página ficam nofollownoarchive Não adiciona a página à cachenoodp Não usa a descrição do DMOZ na homepagenosnippet Não mostra o snippet no Google Não usar o DMOZ para a descrição da páginaNOODP
  16. 16. • http://www.example.com/sitemap.xml• Até 55.000 URLs por ficheiro• Podem ser vários ficheiros• Existem formatos específicos para vídeo, noticias, mobile, etc<?xml version=”1.0” encoding=’UTF-8’?><urlset xmlns=’http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9’> <url> <loc>http://www.mysite.com/</loc> <lastmod>1987-05-25</lastmod> <changefreq>monthly</changefreq><priority>0.8</priority> </url></urlset> Mais informação: http://www.sitemaps.org/faq.html
  17. 17. • URLs com keywords ajudam aos rankings• Separar as keywords no URL com –• Evitar parâmetros nos URL• URLs escritos em minúsculas• URLs não muito extensos• Os utilizadores navegam manipulando os URLs• É preferível uma subdirectoria a um subdomínio
  18. 18. • Evitar subniveis com muita profundidade (até 4)• Estruturas hierárquicas são boas para a navegação (tanto para bots, como utilizadores)• Estruturas hierárquicas potenciam a probabilidade de breadcrumbs e sitelinks nos snippets dos SERPs• Não devem existir páginas órfãs• Colocar o JavaScript e o CSS em ficheiros externos
  19. 19. HTTP status codes• 200 – tudo ok• 301 – movido permanentemente• 302 – movido temporariamente• 304 – não modificado• 404 – não existe• 500 – Houston, we have a problem
  20. 20. Redirect 301 /oldpage.html http://www.example.com/newpage.html# If your site can be accessed both with and without the www. prefix, you# can use one of the following settings to redirect users to your preferred# URL, either WITH or WITHOUT the www. prefix. Choose ONLY one option:## To redirect all users to access the site WITH the www. prefix,# (http://example.com/... will be redirected to http://www.example.com/...)# uncomment the following:# RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www. [NC]# RewriteRule ^ http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]## To redirect all users to access the site WITHOUT the www. prefix,# (http://www.example.com/... will be redirected to http://example.com/...)# uncomment the following:# RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.+)$ [NC]# RewriteRule ^ http://%1%{REQUEST_URI} [L,R=301]
  21. 21. • Input Forms• Session IDs no URL• Páginas bloqueadas com Cookies• Frames• Iframes• Logins• Javascript• Flash• Silverlight• Ajax
  22. 22. • Muitas páginas e categorias para obter ranking• Sites E-Commerce = Mais difícil obter links• Pouco conteúdo original e editorial• Conteúdo duplicado (versões do mesmo produto/ opções de visualização, etc. )• Sistemas/Software pouco flexíveis e complexos
  23. 23. • Link Building interno • URLs amigáveis com keywords• Landing Pages por marca • Produtos descontinuados -• Listar produtos relacionados 301 Redirect ou manter com• Não usar a descrição do links para produtos fabricante relacionados• Títulos únicos • XML Sitemap (páginas, produtos, imagens, mobile)• Meta Descriptions • Blog atualizado• Navegação estrutural (breadcrumbs) • Vídeos• Navegação facetada • Site rápido• Imagens otimizadas (alt tag, • Permitir comentários e reviews nome do ficheiro, contexto) • Rich snippets (microdata,• URLs únicos – canonical tag microformats, RDFa)
  24. 24. Mais informação: http://schema.org
  25. 25. • O Google usa a velocidade de carregamento das páginas como um dos factores• Os bots indexam mais páginas se elas carregarem mais rápido
  26. 26. • Campanhas e descontos • Cupões de desconto nos sites do tema• Bloguers (reviews, ofertas, imagens) • Produtos “estranhos” atraem links• Press Releases • Vídeos dos produtos• Links para as categorias dos produtos • Links de Parceiros e Fornecedores• Infográficos (comparações, curiosidades, etc.) • Feeds para comparadores de preços• Botões sociais (Pinterest, Facebook, Twitter, Google+) • Blog com dicas e análises• Social Media links • Comentários sites de nicho (fóruns, blogs, etc)• Programas de Afiliados
  27. 27. • Links quebrados• Conteúdo duplicado• Ficheiros eliminados ou perdidos• Spam nos comentários• Actualizações de segurança• Analisar o tráfego• SEO negativo• Visitar o Google Webmaster Tools
  28. 28. • Texto ou links ocultos• Keyword stuffing – encher as páginas ou tags de keywords• Cloaking - mostrar uma coisa ao bot e outra aos utilizadores• Doorway pages – páginas automatizadas com keywords especificas• Conteúdo duplicado propositado• Carregar vírus, malware, phishing, etc• Participar em redes de links / comprar links• Exagerar na optimização• Linkar para maus sites (usar nofollow) Mais informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35769
  29. 29. SEM Áudio & Social Vídeo Marketing MarketingLanding Page Content Optimization Marketing Loja Email Mobile Marketing Marketing Fóruns SEO Blogs
  30. 30. • Taxa de conversão • Lucro médio por compra• Valor médio por • Faturação total conversão • Lucro total• Dias e Visitas até à • Margem de lucro global conversão • Quota de mercado• Frequência das visitas• Nº de visitantes pagos e naturais• Custo médio por conversão• Nº de conversões
  31. 31. Slides em:info@bloomidea.com - www.bloomidea.com - twitter.com/bloomidea

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