E29 ll05

198 visualizações

Publicada em

0 comentários
0 gostaram
Estatísticas
Notas
  • Seja o primeiro a comentar

  • Seja a primeira pessoa a gostar disto

Sem downloads
Visualizações
Visualizações totais
198
No SlideShare
0
A partir de incorporações
0
Número de incorporações
45
Ações
Compartilhamentos
0
Downloads
2
Comentários
0
Gostaram
0
Incorporações 0
Nenhuma incorporação

Nenhuma nota no slide

E29 ll05

  1. 1. Lessons Learnedwww.whappnow.com
  2. 2. Ideia de Negócio• WhappNow é uma aplicação de gestãode tempo direccionada para as pessoasque estão “sempre ocupadas” e que têmdificuldade em distribuir eficazmente o seutempo pelas diferentes actividades.Distingue-se da concorrência ao utilizarum algoritmo que permite recomendaçõespara a alocação mais eficaz do tempo,centrada em objectivos de médio/longoprazo.Copyright Fábrica de Startups 2
  3. 3. Lições da semana• Fazer um reset (0 entrevistas, 0 surveys) demodo a melhorar processo de customerdevelopement• Muito trabalho pela frente a testar fonte dereceitas (ajuste constante de preços)• Estudo do how to make money “assusta”!Copyright Fábrica de Startups 3
  4. 4. Pricing ModelsFontes de receita• Aplicação Free com anuncios• Fremium – funcionalidades mais avançadasserão parte de um versão paga• Add’ons pagos “à peça”• Subscrição – utilizador paga um valor mensalpara poder usar uma versão web da aplicação Baseado no valorCopyright Fábrica de Startups 4
  5. 5. Pricing ModelsCustomer Lifetime Value (Fremium)• Clientes novos (pagantes) – 500k• 2.000.000€ receita• Receita p/cliente – 4€• Taxa atrito = 1• CLV = 4€ * (1/1) = 4€Copyright Fábrica de Startups 5
  6. 6. Pricing ModelsCustomer Lifetime Value (Subscrição mensal)• Clientes novos (pagantes) – 20k• 2.000.000€ receita• Receita p/cliente – 100€ (8,33€/mês)• Taxa atrito = 50%• CLV = 100€ * (1/0.5) = 200€Copyright Fábrica de Startups 6
  7. 7. Pricing ModelsCustomer Acquisition Cost(Subscrição mensal)• 2 programadores• Ordenado bruto 2000€ x 14meses x 2 = 56000€• Licenças, hosting, burocracias – 5000€• Marketing – 5000€• CAC = 66.000€/20k clientes = 3,30€Copyright Fábrica de Startups 7
  8. 8. www.fabricadestartups.com Copyright Fábrica de Startups, S.A.Formulário de HipóteseComponente:Receitas Código: RS01Hipotese Acreditamos que os utilizadores irão preferir publicidade invés deterem de pagar pela aplicaçãoTeste Fazer um “state-of-the-art” geral das aplicações Play/App Store/Webapps. Verificar particularmente:• Play Store / App Store – pricing• Preço médio aplicações time management• Existência de publicidade, aceitação da mesmaValidação A/B testing nos modelos de receitasResultado(preliminar)• Play Store  gratuitas, com publicidade• App Store  pagas, certificação de qualidade superior (Apple)• Pessoas dizem preferir publicidade nos surveys, mas acham-naincomodativa e acabam por deixar a app de lado• Conclusão: Play Store boa para testar MVP (sem ads), produtocompletamente funcional terá mais sucesso comercial AppStoreFormulário de HipóteseModelo Versão
  9. 9. MVP – Android version• Possibilita inserções automaticas GoogleCalendar• Fornece recomendações sobre alocação detarefas a blocos de tempo• Questiona utilizador sobre tempo despendidonas tarefas• Fornece relatórios sobre tempo gasto/actividade• Valores por defeito (ex: working hours = 8)Copyright Fábrica de Startups 9
  10. 10. MVP - mockupCopyright Fábrica de Startups 10
  11. 11. ANEXOCopyright Fábrica de Startups 11
  12. 12. Modelo de Negócio 3.0Copyright Fábrica de Startups 12
  13. 13. Quadro de Validação de HipótesesCopyright Fábrica de Startups 13Hipóteses porValidarCH02 acreditamosque a mobile sotreserá o maior canl devenda da appHipóteses comMaior RiscoHipóteses emTesteVP02HipótesesValidadas VP04CS01 Acreditamos queé viável considerar-se,no mesmo segmento,os empreendedoresem questão deorganização tempoRS01 Acreditamos queos utilizadores irãopreferir publicidadeinvés de terem depagar pela aplicaçãoVP01 VP01 CS01VP01 Acreditamosque os utilizadoresirão seguir asrecomendações paraa alocação de tempoKA01 Acreditamosque outros atributosgerais que as apps degestão de tempofornecem são defactos necessáriasVP02 RS01 VP03VP02 Acreditamosque os utilizadoresirão ao final dodia/semana informarse usaram asrecomendaçõesKA02 Acreditamosque Marketing na faseinicial deve ser feitomesmo sem ter oMVP desenvolvidoVP03 HipótesesInvalidadasVP03 Acreditamosque os utilizadoresirão seguir osrelatórios de tempogasto para melhorar asua produtividadeCR01 Acreditamosque as relações serãoautomatizadas CR01CH01Acreditamos queuma aplicaçãomóvel consegueoferecer todos osserviços, não existenecessidade paraplataforma webVP04 Acreditamosque um problema dasaplicações é que asto-do lists nãointeragem dinamicamente com ocalendário/agendaCR02 Acreditamosque as relações serãoprincipalmentetransacionais e deaquisição
  14. 14. MétricasMétricas S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8Hipóteses Testadas 3 3 3 3Entrevistas 7 13 14 3Respostas a Sondagens 15 20 20 0Hipóteses Validadas - - 3 1Hipóteses Invalidadas - 1 - -Pivots Realizados - - 1 -Copyright Fábrica de Startups 14
  15. 15. A/B TestingCopyright Fábrica de Startups 15
  16. 16. Copyright Fábrica de Startups 16
  17. 17. Copyright Fábrica de Startups 17

×