Este documento discute uma ideia de negócio de agricultura urbana hidropônica que produz produtos hortícolas premium. Resultados de pesquisas mostram demanda por produtos orgânicos locais e entrega ao domicílio. O documento também cobre lições aprendidas sobre fontes de receita, preços, e parcerias promissoras com a prefeitura e instituições locais.
2. Ideia de Negócio
Produtos hortícolas Hidroponia urbana
Relação direta do produtor com o cliente final
Produtos premium
Alta qualidade e frescura
Reconversão e requalificação urbana
Copyright Fábrica de Startups 2
4. Resultados das Sondagens
Copyright Fábrica de Startups 4
84% acha importante ou muito importante o consumo de produtos hortícolas biológicos.
92% acha vantajoso uma proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor.
93% acha importante ou muito importante a entrega ao domicilio.
85% acha vantajoso aceder a uma plataforma web/mobil.
50
55
60
65
70
75
80
Qualidade Preço Frescura Origem Disponibilidade Frequência
abastecimento
Deslocação ao local
da compra
5. CAC e CLV
Copyright Fábrica de Startups 5
CAC - Custo de aquisição de cliente
novo = 160 000€ / 2000 = 80€
CLV - Valor do ciclo de vida do cliente =
100€ x 1/0,2 = 500€
7. A equipa aprendeu:
• Que podem existir fontes de receitas que
não tínhamos imaginado…
• A definir um modelo de pricing.
• Que o cliente pode estar
disposto a pagar um valor mais
elevado por um produto premium.
• A recetividade ao projeto por parte de
parceiros está a acontecer!
Lições da Semana
Copyright Fábrica de Startups 7
8. Lições da Semana
Copyright Fábrica de Startups 8
Parcerias…Mainside
Câmara Municipal de Lisboa
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
10. Modelo de Negócio
Smart Urban Farm
Quadro de Validação de Hipóteses Versão
2.0
Copyright Fábrica de Startups S.A.www.fabricadestartups.com
Hipóteses por
Validar
Hipóteses com
Maior Risco
Hipóteses em
Teste
PE02 15
PROPRIETÁRIOS
IMOBILIÁRIOS
DE EDIFICIOS
DEVOLUTOS
-CML
-SCM
Hipóteses
Validadas
PV04 12
FLEXIBILIDADE /
CUSTOMIZAÇÃO
PV02 16
RELAÇÃO
DIRETA
PRODUTOR -
CLIENTE
RC02 10
PREVISIBILIDADE
QUALIDADE /
QUANTIDADE
CN01 12
PLATAFORMA
WEB MOBILE
SC01 15
CONSUMIDOR
FINAL
CN02 10
SHOWROOM /
STORE
PV03 12
ENTREGA
DIRETA AO
DOMICILIO
Hipóteses
Invalidadas
RC01 10
AUTOMATIZADO
PV01 12
PRODUTOS
PREMIUM
SC02 15
HOTEIS E
RESTAURANTE
PREMIUM